domingo, 6 de maio de 2007

Nunca esquecerei este filme ...


Dersu Uzala
Akira Kurosawa
interpretado por Maksim Munzuki
_______________________
Uma grande lição de vida ...
_____________________
Uma história de sobrevivência que nos mostra que aquilo que julgamos saber e nos confere supremacia, se pode tornar completamente inútil num meio onde desconhecemos o essencial para sobreviver. A relatividade do conhecimento, os sistemas de valores, os códigos de comunicação ... o limite, onde SER HUMANO é interajuda e confiança mútua. Onde SER HUMANO é o essencial - onde SER HUMANO é tudo aquilo que esquecemos ... e que, no limite, se revela primordial.
__________________
Um filme inesquecível ... que vi um dia, por acaso, no escuro de umas das salas do mítico "Quarteto", situado na Rua Flores do Lima, junto à Avenida dos Estados Unidos da América, onde várias vezes me refugiava quando, ainda estudante de Sociologia no ISCTE, fazia gazeta a certas aulas menos . . . enfim , não me arrependo. Vi filmes tão bons ! Que saudades do QUARTETO e das suas quatro salas de belíssimo cinema.

10 comentários:

  1. Dersu Uzala...
    ... um dos filme que me marcou...

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  2. OLA AMIGA ISABEL:
    MERCEDES TENTA ENVIAR UMA MENSAGEM PARA QUE ME CONTACTES.
    GOSTEI DE TEU BLOG.
    NEGRO DE FONDO E VIVO DE MORRER!!!

    ResponderEliminar
  3. tb tenho visto bons filmes... também faço filmes ou fitas, como se diz quando encenamos tudo até que os plots que nos construímos passam a ser reais... e o humano é tudo o que fica...

    e tb faltava imenso a algumas aulas, digamo-lo com frontalidade, obtusas, perfeitamente desnecessárias, desinteressantes, frustrantes, castrantes, formatadoras....... para ir ao cinema, à praia, à discoteca, ao café, à gelataria, a casa do namorado da altura... olha... vida de estudante...

    ResponderEliminar
  4. Dersu é um exemplo de humildade e sabedoria, sabedoria que a pouco e pouco nos vamos esquecendo.

    ResponderEliminar
  5. sim, o mítico Quarteto...
    saudades, também.

    hoje, o teu blog parece o baú das minhas memórias...

    ou é de mim, sei lá.


    beijos

    ResponderEliminar
  6. Quarteto!!

    As saudades também.


    O Quarteto ficava muito próximo de casa, para poder lá ir quando me desenfiava das aulas.

    De todos os modos, usei-o até mais não poder.


    Tenho um desafio para ti, se entenderes que te apetece responder.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. olá!
    "Dersu Uzala" é um filme que marcou profundamente todos aqueles que o viram (Quarteto ou Apolo 70...o nosso caso)... a viagem de Kurosawa pelo interior das estepes contando-nos a história daquele velho caçador e a sua forma inocente de olhar o mundo... é de uma profunda bondade... simplesmente maravilhoso***
    paula e rui lima

    ResponderEliminar
  8. Nem eu esquecerei. Maravilha de filme...
    P.S.- Então e o Ran?

    ResponderEliminar
  9. Não vi este filme mas já registei para o procurar.

    Só fui uma vez ao Quarteto e o filme que vi ficou para sempre como uma referencia,
    o Baile

    um beijo

    ResponderEliminar
  10. É verdade, Isabel, o Quarteto! Também lá fui muitas vezes...Bons tempos! :)
    Mas este filme de que falas, não vi. Mas vou procurá-lo porque gosto imenso de tudo o que vi do Kurosawa. E também pela tua preciosa indicação que ainda o torna mais interessante.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue