sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sinais dos tempos






Dia Internacional de Museus 2008
http://icom.museum/2008_contents.html

Este ano o ICOM – Conselho Internacional dos Museus convida todos os museus do mundo a participar no Dia Internacional de Museus (18 de Maio) com actividades dedicadas ao tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”.
Com esta proposta, o ICOM estimula a reflexão em torno de um dos pontos fundamentais do conceito de museu, que há mais de três décadas tem vindo a difundir: “Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição.”
A difusão de “novas” ideias, em finais dos anos 60, de questionamento da instituição museu, da sua abertura ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, foram consubstanciadas na Declaração de Santiago do Chile, datada de 1972. Com efeito, na época operou-se progressivamente uma mudança de atitude e de enfoque por parte dos museus, que acentuou as suas responsabilidades sociais, hoje tomadas como um dado assente. Questionamo-nos então sobre o retomar de um tema, tão debatido nessa atribulada fase de mudança das sociedades, com importantes reflexos nos museus, de que Portugal também foi palco nos anos 70, prolongando-se nos anos 80 e 90 do século XX. Sociedade e desenvolvimento não são conceitos fechados. Evoluem a par dos tempos. Adequam-se a novas necessidades, a novos contextos sociais, culturais, económicos, técnicos, científicos, artísticos, patrimoniais… fruto da contemporaneidade. É então neste momento, neste ano de 2008, que se propõe um novo olhar sobre as sociedades, hoje profundamente multiculturais, em que a circulação e a convivência de pessoas de diferentes nacionalidades, memórias, raízes culturais, línguas, resultam em confrontos e em encontros que reflectem a riqueza do ser humano, nas suas várias faces. Um tempo também marcado pela profusão de imagens que documentam e interpretam realidades e pelas vastíssimas possibilidades das tecnologias, também já não tão novas, mas cada vez mais acessíveis, associadas a novas fórmulas de comunicação, de aproximação e de interacção. E é sobre o museu neste tempo que urge reflectir, na perspectiva de o configurar como “agente de mudança social e desenvolvimento”, implicando-o, envolvendo-o, fazendo-o participar e fazer parte do quotidiano das pessoas.
Na perspectiva do tema proposto e como sugestão para reflectir sobre o potencial de uma nova realidade dos tempos actuais, este ano o ICOM anuncia uma novidade: a celebração do Dia Internacional dos Museus tanto no mundo real, como no mundo virtual. (Ver http://icom.museum/2008_contents.html)
O Instituto dos Museus e da Conservação associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e apela aos museus que integram a Rede Portuguesa de Museus para promoverem iniciativas que assinalem esta data, que em Portugal constitui já um momento de grande reconhecimento público da actividade dos museus.

3 comentários:

  1. não percebo o título, pode ser mais explícita?

    ResponderEliminar
  2. posso concerteza se se identificar.

    voltarei aqui ...

    obrigada



    abraço


    iv

    ResponderEliminar
  3. não entendo como condição necessária a identificação.
    Mas respeito a sua posição.
    Sinais dos tempos...
    abraço

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue