sexta-feira, 11 de abril de 2008

A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade é a vencedora do mais recente Prémio Revelação de World Music da BBC Radio 3, levando de vencida os outros nomeados, todos de grande gabarito e todos eles também já várias vezes referidos no Raízes e Antenas : Balkan Beat Box, Bassekou Kouyate & Ngoni Ba e Vieux Farka Touré. O prémio deve-se, claro, ao seu álbum de estreia «Navega» mas também, sem dúvida, aos seus concertos memoráveis que, nos últimos anos, têm passados pelos melhores palcos e festivais de world music. A notícia da agência Lusa que - antecipando-se à «revelação» oficial - avança a vitória de Mayra Andrade nesta categoria dos «World Music Awards» inclui ainda uma breve biografia de Mayra Andrade que transcrevo a seguir:«O seu álbum de estreia, "Navega", foi distinguido em 2007 com o Deutscheschalplatten pela crítica alemã. Mayra iniciou a sua carreira aos 16 anos no Canadá, quando ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Francofonia. Filha de cabo-verdianos, nascida em Cuba, Mayra já partilhou palcos com cantores como Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ernesto Puentes e ainda Charles Aznavour, com quem gravou um duo para o seu disco "Insolitement Votre". Mayra Andrade, 22 anos, considera que faz "parte de um leque de artistas que tem dado à música cabo-verdiana oportunidade de renovar e conquistar novos horizontes".
Os vencedores nas restantes categorias destes prémios - os mais importantes e disputados do circuito da world music - serão conhecidos esta noite. E, se tiver tempo, ainda aqui darei conta deles entretanto.


Acabei de saber esta óptima notícia pelo António Pires AQUI !

5 comentários:

  1. Merecidíssimo prémio entregue à Mayra Andrade.

    Gosto imenso dela.


    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Vi a Mayra Andrade no Olga Cadaval, este ano. O prémio é mais que merecido, pois ela é excelente...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Ela de facto arrebata, quando ví pela 1ª vez o 'Tunuka' no youtube há cerca de um ano, gravado no alpendre de familiares em Cabo verde, rendí-me.
    Tinha o bilhete do concerto meses antes. Aliás, já tinha 23, e demonstrou que sabe muito bem onde quer ir, e não brinca em serviço. Autoritária qb.

    ResponderEliminar
  4. Se passar pela Casa das Artes não vou perder...de certeza absoluta...


    Beijinho


    CSD

    ResponderEliminar
  5. Isabel Victor:

    Muito obrigado pela citação!

    Sim, o prémio para a Mayra é mais que merecido! E já se sabe que ela vai voltar a dar concertos em Portugal, no Verão. Há, pelo menos, uma data confirmada: dia 8 de Agosto no Festival Sons do Atlântico, no promontório de N.Sra. da Rocha, em Lagoa, Algarve.

    Beijos...

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue