terça-feira, 3 de março de 2009

Governo Brasileiro escolhe Mação para ponte cultural com a Europa



_____________________________ http://81.193.119.47/~museu/museu_de_macao.html





O Ministro Edson Santos, do Governo Federal do Brasil, responsável pela Secretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, inaugura dia 5 de Março as IV Jornadas de Arqueologia Ibero-Americana, que reunirão em Mação especialistas de Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Chile, Guatemala, México e Peru.
Para além do Ministro, estará em Mação o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, que tutela o território onde se situa o Parque da Serra da Capivara, sítio de património mundial de arqueologia e arte rupestre e onde terá lugar, em 2009, o Congresso Mundial de Arte Rupestre.
Estarão também em Mação quatro Secretários de Estado (Turismo, Igualdade, Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais), dos Estados do Maranhão e Piauí, com os quais o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e o IPT colaboram activamente.
Sob o lema “Porto Seguro”, o Instituto Politécnico de Tomar coordena um vasto programa de cooperação entre a Europa e o Brasil, apoiado pela Comissão Europeia, que articula quatro projectos exemplares: três no Brasil (Serra da Capivara, Piauí; Pirajú, S. Paulo; Palhoça/Florianópolis, Santa Catarina) e um na Europa (Mação, Portugal).
Os projectos apoiam-se na investigação científica e no envolvimento com as comunidades locais, promovendo a sua participação na criação de conhecimento e o seu crescimento económico, bases essenciais para uma sociedade mais equilibrada e com real superação da xenofobia e do racismo.
O Brasil, país que tem investido na cultura e na arqueologia não apenas de forma tradicional, mas no quadro das políticas de desenvolvimento, será objecto de diversas homenagens durante as Jornadas.
_________
A televisão www.arqueomacao.tv começou a emitir as IV Jornadas de Arqueologia Ibero-americana. Dia 6, pelas 14h30, decorrerá um importante debate, transmitido em directo, sobre o lugar das Humanidades na sociedade actual.
O debate será introduzido por Adama Samassekou, Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Humanidades da Unesco e ex-Ministro da Educação do Mali, nele intervindo também a Senadora italiana Tullia Romagnoli Carettoni, Presidente de HERITY Italia, a Directora da Fundação Museu do Homem Americano, Niede Guidon, e o dirigente da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas, François Djindjian.

O debate será moderado por Luiz Oosterbeek, e decorre no âmbito da cooperação do Instituto Politécnico de Tomar com diversos organismos internacionais e o governo brasileiro

1 comentário:

  1. Hum, anda centrada nas coisas do Brasil, hein? E, mais importante, não são nas novelas. Respirei aliviado! Vi uma referência sobre estes projetos na TV estatal daqui.

    E que nome mais inusitado o deste lugar, hein? Mação. Parece nome de cidade paulista.
    Mação, ou é "maçom", ou ainda "maço grande". Qual é a de vocês?
    Um beijo e parabéns pelo seu dia!

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue