quinta-feira, 18 de outubro de 2007

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Seminário
Etnicidade e Racismo
Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
Instituto de Ciências Sociais
Universidade do Minho
Campus Gualtar
24 e 25 de Outubro de 2007
Mais informação

Anfitetaro B1/CPII
Este seminário científico internacional, além de apresentar uma síntese dos resultados de um projecto sobre as relações interétnicas intitulado “Do racismo e da xenofobia ao multiculturalismo. Um estudo sobre minorias de origem africana e de etnia cigana no distrito de Braga (POCTI/SOC/103/2001), financiado pela FCT, já realizado e entregue a esta entidade, visa convocar para o debate outros especialistas nacioniais e internacionais que, tendo trabalhado nesta temática, poderão proporcionar uma comparação de resultados e sobretudo criar as bases para uma parceria de trabalho, implicando assim a internacionalização de estudos nesta área. Este encontro, sendo o primeiro de seminários programados, será conjugado com um segundo a realizar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, parceira no projecto.
Sendo um fenómeno moderno e, em especial, contemporâneo, o tema do racismo está na ordem do dia, quer em termos internacionais designadamente na Europa, quer, sobretudo, nos últimos anos, igualmente em Portugal, considerado por muitos como um país não xenófobo nem racista. Neste seminário, uma vez fornecida uma breve síntese dos resultados da investigação sobre a maioria autóctone, as comunidades ciganas, os grupos de imigrantes dos PALOP no distrito de Braga e as relações interétnicas entre os mesmos, o debate centrar-se-á mais em termos teóricos e históricos. Neste sentido desdobramos o debate nos seguintes aspectos: (a) enquadramento teórico: etnicidade e racismo; b) racismo e nacionalismo; c) estereótipos, processos cognitivos e normas sociais; d) migrações humanas: teorias e estudos de caso. Estes tópicos serão tratados pelos diferentes membros do projecto e terão o comentário e de um especialista nacional. No segundo dia a atenção será focalizado nas comunidades e racismo na óptica do Direito e dos media, nas identidades híbridas, na etnicidade e no multiculturalismo, nas relações entre estabelecidos autóctones e forâneos e suas mútuas representações na família, na escola e noutros espaços públicos e, por fim, o papel do Estado a respeito das relações interétnicas. Nesta II parte haverá contributos doutros investigadores de modo a proporcionar o debate e a comparação de resultados. Este seminário assumirá também um cariz de divulgação dos resultados de investigações, em particular da financiada pela FCT para estudantes de graduação e pós graduação, instituições governamentais, nomeadamente na Administração Interna tais como a Segurança Social, o Ministério da Saúde, a ACIME, as autarquias, dirigentes políticos, sindicatos, associações de e para imigrantes como SOS Racismo, Solidariedade Migrante outras organizações não governamentais e, de modo geral, sectores da dita sociedade civil.

1 comentário:

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue