terça-feira, 16 de outubro de 2007

" EU SOU UMA PERGUNTA "


assim se autodefiniu a escritora e jornalista Clarice Lispector.


Este ano completam-se 30 anos de sua morte e da publicação de seu livro mais conhecido, “A hora da estrela” (desventuras da nordestina Macabêa)




______________________
e a ‘pergunta’ persiste ...

_____________________________________

Manuel Bandeira (escritor e editor) escreve, em 1945, a Clarice :

“Você tem peixinhos nos olhos, você é bissexta. Faça versos, Clarice, e se lembre de mim. Você nunca é falante, barulhenta. O que você escreve nunca dói nem fere os ouvidos. Você sabe escrever baixo. E sua assinatura, Clarice, é você inteirinha: Clara... Clarinha... Clarice”.


______________________________
Gregory Rabassa, famoso tradutor de Gabriel Garcia Márquez, Jorge Amado, Mario Vargas Llosa e de Lispector, no seu livro de memórias, "If This Be Treason", descreve assim o seu primeiro encontro com Lispector, 40 anos atrás, numa conferência de literatura brasileira no Texas : "Eu fiquei pasmo ao conhecer aquela rara pessoa que se parecia com Marlene Dietrich e escrevia como Virginia Woolf"
___________________________________________





5 comentários:

  1. e de repente esta "pergunta" parecia uma resposta ao meu amigo JAB...:)))).


    está fabuloso. tudo.

    Tu e ele deviam "falar"..."perguntar"...:)))

    I...invisivelmente está bem para Novembro.
    e o invisível por enquanto é só um ensaio...:)

    "Eu nem resposta sou".

    _________________beijooooooooo!

    ResponderEliminar
  2. Não sei explicar porquê... gostava da Clarice, ainda
    antes de ler os seus livros... e claro que ela era uma resposta...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também gosto. Muito.

    Curiosamente, recordo muito bem, a primeira vez que comentaste no meu blogue (ainda no antigo) foi precisamente um poema dela :) . Há coisas que não esqueço. Outras vão-se com tanta facilidade ...


    Um beijo


    (No youtube há uma entrevista com ela muito interessante)


    outro

    ResponderEliminar
  4. É uma escritora imperdível! Desde que a descobri, nunca mais pude esquecê-la. E concordo, tem um toque de Virginia Woolf. Mas é uma voz original, também densa e profunda.

    Muito boa, a homenagem que lhe fazes!
    Gostei imenso e ela bem que o merece.
    Beijinhos!! :)

    ResponderEliminar
  5. E que segredo é escrever baixo.

    Eu às vezes grito, não sei se por não saber escrever de outra maneira se por ainda ter muitos gritos dentro de mim.

    Descobrirei ou não um dia...

    Isabel

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue