sexta-feira, 5 de outubro de 2007


A 6 de Outubro de 1957 realizou-se, no Teatro Aveirense, em Aveiro, o I Congresso Republicano: Liberdade de Aveiro na ditadura




Hoje, sábado, no mesmo local de há meio século, rememora-se o histórico encontro.


A realização do evento, em pleno salazarismo, com autorização concedida pelo então governador civil, Vale Guimarães, ainda hoje é vista como acontecimento surpreendente, que alguns dos documentos que vão estar em exposição no Teatro Aveirense, durante as comemorações, poderão ajudar a compreender.

Na evocação daquele que foi o primeiro dos congressos oposicionistas, sobressaem as figuras de Mário Sacramento e Vale Guimarães.

(...)

O programa consta de uma sessão evocativa, na manhã do dia 06 e, à noite, um concerto pela Filarmonia das Beiras com Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

No mesmo espaço vai estar patente uma exposição de material alusivo à época, com um espólio constituído por fotografias, manuscritos e recortes de imprensa.

______________
Nota pessoal ...
nascida em Aveiro, na freguesia de Vera Cruz, muito cedo apartada dos braços da ria (de que tanto gosto ... ), mantenho o meu fascínio pela luz que emana desta cidade e venho aqui declarar dívida de gratidão familiar para com Mário Emílio Sacramento, médico, intlectual e humanista, evocado nesta página

1 comentário:

  1. Olá, Isabel! :)
    De repente, não tinha em mente que eras de Aveiro! :)
    Excelente homenagem que fazes à República e a quem sempre contribuiu para a tornar mais digna e valorosa.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue