quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Património histórico português no mundo

A Fundação Calouste Gulbenkian vai realizar um inventário sistemático do património histórico português construído no mundo, nos continentes americano, africano e asiático.
A equipa responsável por este projecto é dirigida pelo historiador José Mattoso, integrando nomes como Mafalda Soares da Cunha (Universidade de Évora), Renata Araújo (Universidade do Algarve), Walter Rossa (Universidade de Coimbra), Cláudio Torres (Campo Arqueológico de Mértola), Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora) e o arquietco José Manuel Fernandes.
O projecto, pretende desenvolver, ao longo de dois anos, um trabalho de identificação e inventariação do referido património, que resultará em três volumes organizados por áreas geográficas - América, Ásia e África -, a editar cerca de um ano após a sua conclusão, ou seja, em 2010.

Fonte: Newsletter Setembro 2007, n.º 86 Fundação Calouste Gulbenkian
Publicado por " No Mundo dos Museus "

7 comentários:

  1. Acho a ideia muito interessante, porém, podiamos pensar cuidar, também, do que temos por casa.

    Eu, que gosto de andar por aí procurando ex-votos, constato que quem vem cuidando do património local são os habitantes que, pouco a pouco, têm vindo a despertar para a importância da preservação das peças.
    Antes, sabia-se de uma ermida, buscava-se a chave junto da pessoa mais próxima da casa do pároco, e lá se ía sozinho de chave na mão. Presentemente, existe já o cuidado da chave se fazer acompanhar pelo seu fiel depositário. Contudo, muito deste património continua por catalogar, por cuidar, e vai sendo vítima, se não tanto do roubo, pelo menos, ainda, da incúria.

    Os vizinhos espanhois levaram a cabo, durante anos, uma iniciativa semelhante, com um levantamento de património também nos Estados Unidos, mas sem esquecerem o mesmo existente em pequenas localidades.
    O dito programa, La Edades del Hombre pegava num distrito, vasculhava tudo quanto existia (arte sacra), nas frequesias e pequenas localidades a ele pertencentes, catalogava e, tão ou mais importante, restaurava. O resultado final incluía uma exposição das ditas peças, com respectivo catálogo.
    Visitei várias, lembro particularmente a de Zamora (fantástica), e a última, em Ciudad Rodrigo, não tão espectacular no número de peças, mas com um trabalho de curadoria fascinante.
    Presumo que este levantamento aqui referido será mais alargado, não se reportando apenas a arte sacra, e urge, de facto, ser levado a cabo.

    ResponderEliminar
  2. Apenas agora me retive no histórico :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente "Teresamaremar".

    Também me perco com " ex-votos " ...

    Existe uma pequene capela perto de Viana do Alentejo (com um altar circular revestido a talha, lindíssima !) que tem uma colecção fantástica de ex-votos ligados à fertilidade da terra dos animais, a curas e à Guerra colonial. É muito interessante, uma das mais importantes a Sul de Portugal e pode (ou podia há algum tempo...) ser visitada pedindo a chave a uma senhora, da casa ao lado, que era a "zeladora" da Capela.

    Lembrei-me AGORA do nome !!!

    Nossa Senhora d´Aires, em Viana do Alentejo

    Santuário barroco que recebe anualmente uma romaria, porque
    segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d´Aires começou em meados do sec XVII, altura em que grassou em Évora uma epidemia.

    Os comerciantes da cidade prometeram dedicar a Nossa Senhora d´Aires uma festa em sua honra se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu, na altura, durante três dias.

    Um abraço ( e gostava de saber mais sobre ex-votos ...)

    ResponderEliminar
  4. Teresamaremar, deixo-te aqui o caminho para o belíssimo santuário se Nª Senhora d`Aires, sítio magnífico ...


    http://olhares.aeiou.pt/santuario_de_nossa_senhora_daires/foto1476514.html

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Isabel

    conheço o santuário da Senhora d´Aires, tenho fotos dos seus ex-votos.

    Tenho mais de mil fotos de ex-votos de todo o país, feitas nos últimos 10 anos (que preciso digitalizar ou repetir com as novas tecnologias), e venho trabalhando o tema, em texto, há 2 anos.
    Doença (homens e animais), acidente [em terra, rio e mar], acidentes naturais como os resultantes de trovoadas e afins
    etc etc...
    Para além dos nacionais, tenho, também, fotografados muitos estrangeiros [da Europa à América latina, franceses e italianos muitos, uns austríacos lindissimos (eruditos, já não traço naif), também muitos cubanos (deliciosos!), e brasileiros, mexicanos, que dizem da chegada de portugueses e espanhois.

    Tenho, ainda, algumas curiosidades, entre elas um livro, que encontrei em La Rochelle, sobre ex-votos cubanos essencialmente sobre prostituição, onde é muita agradecida a dádiva de esta ter vindo salvar a subsistência da família :) ].

    Apenas ex-votos pictóricos, não os de cera nem os mais recentes em fotografia.

    Embora o meu conhecimento de ex-votos nacionais seja mais extenso a Norte, ainda no Alentejo,

    Senhora da Piedade, Elvas

    Senhora do Carmo, Herdade Azaruja, Evoramonte
    (Este é lugar de perdição! São centenas enchendo as paredes. A propriedade é privada, mas os donos permitem acesso, como ainda permitem a romaria no dia da Senhora)

    Senhora do Espinheiro, Convento do Espinheiro, Elvas

    e quanto a histórias... por exemplo, perto de Viseu, sei de uma igreja, numa pequena localidade, onde as paredes estão repletas, mas estes ficaram emparedados depois de o novo pároco ter decidido estucar as paredes da sacristia.
    (No comments)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. " emparedados depois de o novo pároco ter decidido estucar as paredes da sacristia.
    (No comments)"

    ?

    Realmente ...
    Lamentável
    _____________

    Obrigada, Teresamaremar

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. «teresamaremar» concordo completamente com o seu comentário!! mas enquanto o nosso pais continuar a perceber o interior como um mundo desconhecido e povoado por bárbaros de estranhos costumes, iniciativas como «las edades del hombre» apenas se poderão contemplar no pais vizinho...aproveito p divulgar a exposição deste ano q s realiza en Ponferrada é tal como as anteriores está fabulosa e muito bem estruturada, aqui em bragança nem sequer existe um inventário q permita pelo menos saber o q existe!! enfim...
    tb aqui são inumeros os ex votos e existe alguma bibliografia sobre o assunto!

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue