sábado, 23 de junho de 2007

fait divers


Chegou hoje ao fim, mais um curso de mestrado em Museologia, da Universidade Lusófona, que este ano funcionou (e bem) no Museu Nacional de Arqueologia, sediado, como e sabe, no Mosteiro dos Jerónimos. http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/


Chegada a Lisboa, depois de muitas voltas em Belém, lá consegui " largar " o carro nas imediações do museu dos Coches, seguindo a pé, em passo acelerado, para o meu destino ...


Já atrasada, com calor e, como sempre, carregada com o portátil e tralhas para apresentação do Seminário final do curso, não resisti a sentar-me, sózinha, durante 10 minutos, numa das mesas da famosa casa dos Pastéis de Belém !
Não sou grande apreciadora de doçaria. Raramente entro numa pastelaria para satisfazer apetites, mas a um pastel de nata quente, polvilhado de canela, com um café, não resisto. Não resisto mesmo! É uma combinação dos deuses ...

Foram 10 minutos de sonho !





________________

Em 1837, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de sobrevivência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja uns pastéis de nata.
Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de
Lisboa, e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.

9 comentários:

  1. PENSO QUE O COELHINHO ESTÁ ARREPENDIDO

    D. MARIA

    ResponderEliminar
  2. :))))))))))))tb. como a tua Alma...


    obrigada I.



    bom sábado.


    ao sol.

    espero.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Isabel! :) Fiquei mesmo a imaginar-te na situação stressante que tu tão bem soubeste equilibrar. Deliciosos, os pastéis de Belém! Já não os provo há uns tempos...
    Tenho andado também com muito trabalho e com pouco tempo livre. Mas vou voltar mais logo para tomar nota das tuas sempre óptimas referências.
    Deixo ficar já um beijinho para ti e o desejo de que tenhas um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel!Eu sou perdida por chocolate, o resto dispenso.Descobri a meia dúzia de quilómetros uma pastelaria que faz uns pastéis de nata formidáveis e agora quando passo também entro.não são de Belém,são da zona de Tentúgal, estrada Coimbra-Figueira e a pastelaria chama-se Monte Carmelo.Se passares...entra!Tenho andado longe da Internet. Problemas e trabalho que me anularam de todo o tempo e a vontade para isto...Um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Faltou uma (re)visita ao pátio dos Távoras e ao Jardim Tropical, para quem gosta de património Natural. Um pouco mais acima, O Jardim Botânico da Ajuda espera por nós.

    ResponderEliminar
  6. Ai que inveja de ti! É pra mim passagem obrigatória, estando eu em Lisboa. É mais que turismo, é um ritual do coração e da alma. Às vezes, o café é substituído pelo porto naqueles copos redondinhos, tão típicos e os azulejos contam histórias e me fazem relembrar momentos, tantos, onde já ri e verti lágrimas, mas nunca foi morna a experiência de lá estar. E sim, cncordo com o anônimo, o Jardim Botânico é digno de visita, a última vez foi em maio e estava um tempo explêndido. Melhor do que isso só mesmo seguir pela estrada até Oeiras, ouvindo "Daqui desta Lisboa"...

    E tudo isto pa dizer que ainda nos devemos um pastel de nata! Havemos de cumprir... Beijos

    ResponderEliminar
  7. Por estranho que pareça até gosto de pastéis de nata.
    Mas os de Belém, ao contrário de outros que tenho comido, sem nome,só me sabem bem enquanto quentinhos, depois de frios, ao contrário de outros, acho que não prestam.

    Em nossa casa a ceia está servida. Podes aparecer.


    Coelhinho

    ResponderEliminar
  8. E se em vez de um pastel forem dois.......
    Delícia!

    Boa semana

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue