sábado, 16 de junho de 2007

O SALÃO NOBRE DA ESCOLA DE MÚSICA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL DE LISBOA

GUILHERMINA SUGGIA tocou pela primeira vez em Lisboa, aqui neste salão, em 25 de Março de 1901 (...), integrando o Quarteto Moreira de Sá. Este salão é umas das maravilhas que temos. Tem provavelmente a melhor acústica de todas as salas de Lisboa, onde se pode fazer música de câmara. Os seus tectos foram pintados por José Malhoa em 1881. (...)
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Transcrevi, quase na íntegra, o início DESTE dorido alerta para um património português relevante que corre o risco de se perder para sempre ! Associo-me a este clamor, impressionada com o gritante abandono desta belíssima sala de espectáculos em plena capital.
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Onde estão os mecenas da cultura ? E a responsabilidade social do Estado Português na negociação e viabilização de protocolos para a recuperação deste e outros valiosíssimos patrimónios em risco ?
Se estivessem cotados em bolsa talvez uma OPA lhes valesse ! Assim ... sucumbem ao tempo e ao esquecimento.

2 comentários:

  1. assustador, no mínimo, esse abandono, do tipo daqueles a que não nos habituamos nunca.

    deixo aqui o registo de um outro, tenebroso, sobre a ilha de moçambique:

    http://ma-schamba.blogspot.com/2007/06/ha-meses-aqui-deixei-dois-longos-textos.html

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  2. conheço bem esta magnífica sala. linda e cheia de história. e som. e Suggia e tantos outros.

    é vergonhoso o que não se faz pelo que se deve.

    ao teu lado Isabel, sempre!


    beijo

    B.~
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