sábado, 23 de junho de 2007

O BELO, O BEM E O VERDADEIRO ...








"A obra de Fernando Gil, de Aproximação antropológica (1962) a A quatro mãos (2006), exibe uma riqueza e uma complexidade que convivem com uma poderosa coerência interna. O estudo detalhado das suas articulações encontra-se ainda largamente por fazer. É o que se pretende levar a cabo neste colóquio.

Ter em conta tais articulações implica prestar atenção à maneira como Fernando Gil extraiu, de várias disciplinas, elementos que lhe permitiram sustentar as suas hipóteses filosóficas (como, por exemplo, a ideia da natureza alucinatória da evidência). Por isso mesmo, procurar-se-á interpretar convenientemente o detalhe desses alicerces e, simultaneamente, e de modo não menos significativo, sugerir as possibilidades de aplicação das hipóteses propriamente filosóficas de Fernando Gil nessas particulares disciplinas. Disciplinas que incluem a epistemologia, a teoria política, a ética, a estética, a filosofia da mente ou a metafísica. A abordagem destas questões será objecto de três secções: o Belo, o Bem e o Verdadeiro."


COLÓQUIO SOBRE FERNANDO GIL
Convento da Arrábida
26,27, 28 junho



5 comentários:

  1. isabel victor, já descobri a presença sempre atenta. Obrigada pelo carinho. Vim só dar um beijinho. Regressarei com mais tempo para explorar este caderno sempre tão rico de sons, tons e afectos.

    ResponderEliminar
  2. Discutir o belo, o bem e o verdadeiro do alto da Arrábida, com o mar aos pés, é estimulante e, para os olhos, arrebatador. Mal sabiam os frades capuchinos para o que a sua casa estava guardada...
    Bom colóquio!

    ResponderEliminar
  3. Isabel, o mundo é na verdade uma bola, um círculo onde todos, numa atracção "estranha" nos encontramos...

    Estive no blog da Cláudia Sousa Dias, li o teu comentário e decidi conhecer-te. Eis senão quando me apercebo de que, para além de sermos da mesma área profissional, estás ligada a um evento para o qual eu fui convidada recentemente (Vavá, 27...).

    Posto isto: Fernado Gil... uma obra de referência (estou na UNova a fazer Doutoramento).

    O Colóquio que nos apresentas subordinado a valores como o Belo, o Bem e o Verdadeiro, só pode resultar num momento alto de reflexão.

    Um abraço, Isabel. Reitero o meu maior prazer em te ter descoberto, deixo-te convite para que conheças a minha poesia.

    Mel
    www.noitedemel.blogs.sapo.pt
    www.maresiademel.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. "m" , "emma larbos" e "mel de carvalho" e se fossemos todas a este inspirado e inspirador colóquio ? O tema e o sítio reclamam-nos ...

    Acho que ainda é possível. eu talvez possa ir a 28 e 29 ...

    Agraço-vos

    ResponderEliminar
  5. olá!
    Fernando Gil deixou-nos uma obra bela e profunda de uma lucidez perfeita, nunca é demais recordar o seu olhar:)***
    Cineabraços
    paula e rui lima

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue