segunda-feira, 18 de junho de 2007

Uma história simples ...

Há tempos, colaborei num estudo sobre arte (dita popular) e artesanato, entretanto publicado em edição bilingue. Identifiquei expressões e formas eloquentes. Mas esta encantou-me sobremaneira ...
Foi-me oferecida por um dos artistas/artífices, um camponês alentejano de refinado humor, que na altura, tinha perto de oitenta anos. Chamou-lhe pássaro, simplesmente pássaro e colocou-o sorridente nas minhas mãos. Eu chamei-lhe espanto ... e guardei-o religiosamente.
________
Um dia, levei o dito pássaro comigo, para o apresentar num ciclo de ilustres palestrantes e, no regresso a casa, esqueci-me dele no autocarro ... fiquei tão desesperada, que insisti em recuperá-lo no próprio dia não fosse alguém (des)encaminhá-lo.
Noite dentro fui buscá-lo ao depósito dos perdidos e achados, numa garagem lá nos confins.
Entregaram-mo, depois de muito ter insistido que era aquele o tal pássaro que eu tinha descrito telefonicamente. O tal pássaro de estimação. O tal objecto de admiração ...

A verdadeira historia começa aqui ...
quando o empregado da transportadora, meio atónito com o meu interesse por tal espécime, me perguntou : mas isto é que é um pássaro ? Isto tem algum valor minha senhora ? Tão mal feito ... até é meio esquisito (sorrindo, insinuando ...)
Aí começou a verdadeira história. Tivemos uma longa conversa ... daquelas que não esqueço. Das muitas que merecem um lugar no " Caderno de campo ".

15 comentários:

  1. se tu própria tinhas baptizado o pássaro de "espanto", como querias que o funcionário da transportadora ficasse?

    :)

    e...

    quanto à tal conversa?
    tu conta-nos tudo! :)




    b e i j o s

    ResponderEliminar
  2. o valor do olhar não se conta pelo horizonte que contempla, mas por aquilo que nele desvenda...

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Gostei ,,,, esta muito giro;)


    Bj Lua

    ResponderEliminar
  4. a conversar sobre pássaros nao se pode entristecer

    ResponderEliminar
  5. [do valor...

    muito que se lhe diga...

    bonita esta história "simples"...]

    :)

    bj

    ResponderEliminar
  6. As coisas simples que nos dizem tanto, afectivamente, e dizem nada a outros...
    O homem não viu o velho que fez o pássaro...
    ... questão de sensibilidade...

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. são sempre simples as mais fantásticas histórias.

    e tu.

    haverá caderno a 27?...


    beijossssssssss

    B.
    ____________________________

    ResponderEliminar
  8. pergunto-me se haverá simplicidade... eu que tenho teorias por tudo e por nada diria que a simplicidade não existe... mas não vou aqui teorizar sobre isso... às amigas não se fazem coisas feias ;)

    ResponderEliminar
  9. Basta acreditar para o parecer ser.

    É um pássaro .

    E eu gosto de pássaros quase tanto

    como gosto de estórias que fazem

    parte das histórias de vida.

    Como gostei da tua.


    Fiquei com a pulga atrás da orelha

    para saber da outra que deixaste

    em suspenso . Conta! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Li atentamente todos os comentários. Agradeço-vos ...
    Este curioso "Pássaro" faz parte da minha paisagem interior (poisou há muito tempo numa das minhas estantes). Trazê-lo aqui é como convidá-los a sentarem-se na minha sala para vos contar uma das muitas "petits histoires" que fazem parte do nosso capital de afectos que dão espessura à vida.
    A simplicidade´(se é que existe) está apenas na narrativa e na forma de convocar a vossa atenção. Tudo o resto daria uma conversa bem complexa. Mas ... mesmo por isso, só respondo à "inominável", para lhe dizer que a "simplicidade" está tão somente na total depuração de artífios e na fluência da narrativa.

    Tudo o resto é de extrema complexidade e suceptível de diversas leituras. Isso é que é fantástico ! O que nos é subliminarmente sugerido, o que intuímos ... o que ninguém disse mas pensou. As emoções criadas por essa contenção ...
    As estratégias para contornar o assunto. A inquietação ...
    Isto é arte ! Os rótulos é o que menos interessa. O que importa é que gera comunicação ... explicita ou implicita.

    BlogAbraços :)))

    ResponderEliminar
  11. Devido ao adiantado da hora ... verifico agora, após rápida leitura do comentário que acabei de fazer, que os erros abundam :

    "Petites histoires" mal escrito, concordâncis do plural e singular, etc etc etc (agora,nada a fazer ... fica o reparo). Desculpem-me ...caros visitantes

    ResponderEliminar
  12. naum seii seeeee póço perduar us errus... devidu au adiantadu da hóra...


    :)))))))))))))))))

    beijos Isabel!

    B.
    ___________________________

    ResponderEliminar
  13. Giríssimo! Adorava possuí-lo!
    Sortuda! :)

    ResponderEliminar
  14. Oh Ana paula, que entusiasmo ! estou tentada a levá-lo (o " Pássaro " ) para a nossa próxima vadiagem.

    :))

    Levo-o discretamente debaixo do braço. O que achas ?
    Seria uma boa oportunidade para vos contar a tal história ...

    :))



    *** ***
    Sal da vida

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue