segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Recuperação do Convento de Jesus - Setúbal

http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fichas/museu_92.html

O presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico, Elísio Summavielle, assina terça-feira a consignação das obras de recuperação da Igreja do Convento de Jesus no valor de 150 mil euros, anunciou hoje a Câmara de Setúbal.

Segundo revelou hoje à Lusa a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, a verba desbloqueada pelo IPPAR destina-se à primeira fase das obras, em que se pretende resolver alguns problemas na cobertura da igreja, infiltrações, limpeza da fachada e recuperação de azulejos do edifício.

«O valor fica aquém do necessário e do que estava previsto», afirmou Maria das Dores Meira, que aguarda ainda pela definição de datas e verbas atribuídas para a segunda e terceira fase da recuperação do Convento de Jesus, com um valor global estimado em cerca de 600 mil euros.

Além das obras financiadas pelo IPPAR, o projecto de recuperação do Convento de Jesus - onde foi ratificado o Tratado de Tordesilhas, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha - inclui ainda intervenções para dotar o espaço com condições ideais para alojar o Museu de Setúbal, que serão realizadas pela Câmara Municipal.

A Igreja do Convento de Jesus, projectada pelo grande arquitecto Boitaca e considerada uma jóia da arquitectura portuguesa, ensaia as especificidades da arquitectura manuelina que se lhe seguiria, particularmente, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

O Convento de Jesus, um dos principais monumentos da cidade de Setúbal, é considerado um expoente máximo do período manuelino.

in Diário Digital / Lusa
26-01-2007 15:44:19

6 comentários:

  1. Finalmente!
    Finalmente vão dar início às obras no Convento de Jesus. Já há algum tempo havia assinado um abaixo-assinado que circulou na internet sobre o estado calamitoso e que se encontrava o convento e a inércia que teimava em continuar perante esta situação.
    Pode ser que seja desta...
    Ana Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Aleluia ! Aleluia !

    Dizes bem, Ana Carvalho : - "Pode ser que seja desta..."

    Saúdo desta janela virtual a " heroica " equipa de museólogos (meus colegas e amigos) que ali trabalha e o seu director, Prof Doutor Fernando António Baptista Pereira, que têm sido verdeiros resistentes, num quotidiano difícil, em prol da concretização deste projecto de recuperação do Convento de Jesus e da execução do programa do belíssimo Museu da Cidade de que todos nos orgulharemos (em breve ?!)

    Abraços a todos ...

    ResponderEliminar
  3. Ora qui está uma boa e esperada/desejada notícia!!
    Será que temos um monumento e museu na calha? Assim o espero...

    patrimonios.blog.com

    ResponderEliminar
  4. Caríssima Isabel,
    Muito obrigada pela sua visita.
    Aquele é um texto que, de facto, gosto imenso e que me inspirou em muitos outros momentos.
    A fotografia faz parte de um álbum de fotografias da fábrica, cujo rasto infelizmente se 'perdeu' tendo ficado apenas uma digitalização de pouca qualidade... quem sabe se um dia o dito álbum não reencontra o caminho para a sua casa (de onde provavelmente não deveria nunca ter saído!)...
    Um abaço chapeleiro para ambas,
    Suzana Menezes

    ResponderEliminar
  5. Fico feliz quando vejo que o sonho de alguns se torna realidade para outros tantos.Estão de parabéns aqueles que não abdicam do sonho.
    Um beijinho e um bom dia,

    ResponderEliminar
  6. São boas notícias.
    Li também hoje no DN.
    A última vez que lá estive, no final de 2006 fiquei triste.
    Faço votos para que se recupere bem e depressa, sem cortes orçamentais, nem derrapagens orçamentais pelo meio.

    Luís Norberto Lourenço

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue