terça-feira, 2 de janeiro de 2007

" Coisas de pastor ... ", no Museu Nacional de Etnologia



Museu Nacional de Etnologia
Av. Ilha da Madeira. Tel.: 213 041 160


http://www.mnetnologia-ipmuseus.pt/


Coisas de pastor... convida o público mais jovem a conhecer o pastoreio nos meados do século passado em Portugal, através de uma visita pelo sector de reserva Galerias da Vida Rural, onde é possível ver abrigos, tais como choças e choupanas, e outros utensílios próprios da actividade, entre os quais cajados, fechos de coleira, coleiras de cães, badalos, pintadeiras, tarros, tropeços, polvorinhos, cornas, cabaças, etc., que muitas vezes eram construídos pelos próprios pastores.
Após a visita, o grupo participará num atelier de expressão plástica, durante o qual construirá uma capa, um abrigo de pastor ou algumas pintadeiras (que serviam para marcar os bolos que eram cozidos em fornos comunitários), recorrendo a materiais de desperdício, (os trabalhos e as técnicas exploradas no atelier serão desenvolvidos de acordo com a faixa etária dos alunos).

Duração: 2h (Visita guiada + atelier). Público-alvo dos 3 aos 12 anos. Grupos (escolas, atl’s e outros): 25 no máximo (5 no mínimo).
Horário: 3.ª feira, às 14h; 4.ª feira, às 10h30 e às 14h.
Participação: 1 € (por participante). Sujeito a marcação prévia

------------------------------

Também no Museu do Trabalho, em Setúbal, pode visitar a colecção etnográfica Michel Giacometti que integra no seu acervo diversos artefactos ligados à vida rural e pastoril. Visitas livres no horário do museu, de Terça a Sábado, das 9-00h / 18-00h. Visitas guiadas, em grupo, à exposição " Ao encontro do povo " e reservas técnicas, com marcação prévia, através do telefone - 265537880 ou por e-mail museutrabalho@iol.pt

MUSEU DO TRABALHO in http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fichas/museu_94.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue