quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Contributos do voluntariado para a actividade museal *

No contexto dum museu onde a missão social é assumida, explicitada e priorizada, o voluntariado (definido como a adesão livremente assumida ao projecto social do museu) independente do estatuto económico ou hierárquico de quem a ele adere, é uma das características essenciais do espírito de compromisso social da equipa museal - o voluntariado, nesta aceitação do termo da função, pressupõe uma reflexão permanente sobre as finalidades da dita acção social comunitária e cidadã, responsável por parte do conjunto dos actores implicados no projecto museal .

Do ponto de vista deontológico, admite a militância e todas as condições susceptíveis de alimentar a vida cooperativa através da aprendizagem da democracia e de uma visão aberta sobre a evolução das sociedades.

O voluntariado, assim compreendido é uma escola de organização e de comunicação social, utilizando a especificidade do trabalho cultural museal, para a promoção das alternativas que possam contrariar as ideologias que favorecem o estatismo, o absolutismo e a repressão.

*A expressão “ museal ” é aqui utilizada como abrangendo, do ponto de vista constructivo, a acção museológica e a acção museográfica.

Texto da autoria de Pierre Mayrand, apresentado nas XVII JORNADAS DO MINOM, S. Brás de Alportel, 2006

posted by Musealogando at 12.12.06

http://www.minom-icom.net/


Apports du Volontariat à l’action muséale

Dans le contexte ou la mission social est assumée, explicitée et priorisée, le volontariat, (défini comme l’adhésion librement assumée au projet social du musée) indépendant du statut économique ou hiérarchique de celui qui y adhère, est l’une des caractéristiques essentielles de l’esprit d’engagement social de l’équipe muséale – le volontariat, dans cette acceptation du terme de la fonction, suppose une réflexion permanente sur les finalités de l’action sociale communautaire et citadine responsable de la part de l’ensemble des acteurs impliqués dans le projet muséal .

Sur le plan déontologique, il admet la militance et toutes les conditions susceptibles d’alimenter la vie coopérative a travers l’apprentissage de la démocratie et une vision ouverte sur l’évolution des sociétés.

Le volontariat, ainsi compris, est une école d’organisation et de communication sociale, utilisant la spécificité du travail culturel muséal pour la promotion des alternatives pouvant contrer les idéologies qui favorisent le statisme, l’absolutisme, la répression.





















3 comentários:

  1. Não me venho oferecer como voluntario...
    Embora louve estas tarefas e também as pratique noutras actividades.
    Venho sim dar os parabéns à Isabel pelo seu "Caderno", bastante informativo.
    Já coloquei algumas pinturas de João Vaz - um excelente pintor de Setúbal - nos meus outros blogues (Casario do Ginjal e Viagens pelo Oeste).

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ver a info sobre os museus. Talvez possamos contar com alguns voluntários para apoiar o futuro Museu Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato
    Ver http://amigosdesousamendes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Em 4 de Maio de 1976, duas semanas antes de Melo Antunes ordenar a investigação do caso, o Diário Popular publicou um artigo de António Colaço com o seguinte cabeçalho:«À espera de reabilitação póstuma de um português que Salazar castigou por ter salvo milhares de judeus das garras nazis.»

    Será uma honra, conhecer mais e cooperar neste tributo (museológico)à memória de Aristides Sousa Mendes.

    Anotado, a dourado, no " caderno de campo "

    Abraço

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue