terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Livros de Antropologia em Diálogo

EXPOSIÇÃO

CEAS – 20 ANOS DE ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL (1986-2006)

Por ocasião da celebração dos seus 20 anos vai o CEAS, em colaboração com a Biblioteca do ISCTE, organizar uma mostra/exposição bibliográfica subordinada ao tema CEAS – 20 de anos de Antropologia em Portugal (1986-2006) que estará patente ao público entre 15 e 31 de Janeiro de 2007 no hall da Biblioteca. Trata-se de expor um conjunto de obras significativas que dêem a perceber os percursos da produção antropológica realizada em Portugal ou sobre Portugal durante aquele intervalo temporal.

A exposição será acompanhada por uma brochura com um texto introdutório e a listagem dos livros.

Em paralelo com esta exposição decorrerá também um conjunto de sessões a propósito de obras emblemáticas da Antropologia em Portugal. Esta iniciativa, com o título Conversas na Biblioteca – Livros de Antropologia em Diálogo, terá como ponto de partida, em cada sessão, dois livros sobre os quais dois convidados irão conversar com o público presente. Estas sessões serão pretexto para dar conta da importância das obras nos respectivos contextos de produção antropológica em que surgiram.

Serão postos em diálogo livros que mantêm entre si afinidades do ponto de vista temático, embora produzidos em diferentes épocas.

Conversas na Biblioteca
Livros de Antropologia em Diálogo
(calendário das sessões)

16 de Janeiro, 16:30
Livro 1Pais de Brito J. & Brian O’Neill, (Orgs.) 1991 Lugares de Aqui, Lisboa: Dom Quixote.
Livro 2Lima, Antónia Pedroso de & Ramón Sarró (Orgs), 2006, Terrenos Metropolitanos. Ensaios sobre produção etnográfica, Lisboa, ICS. Diálogo a cargo de Susana Durão e Filipe Reis

30 de Janeiro, 16:30
Livro 1Freitas Branco, Jorge & Ernesto Veiga de Oliveira (Coords.), 1986, Indios da Amazónia, Lisboa: IICT.Livro 2AAVV, 1996, Voo do Arado, Museu de Etnologia, Lisboa, IPM.
Diálogo a cargo de Joaquim Pais de Brito e Jorge Freitas Branco.

http://biblioteca.iscte.pt/conversasbiblioteca.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue