quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Museu de imagens do inconsciente

Fernando Diniz
Nasceu em Aratu, Bahia, em 1918

http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/html/setores.html

O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Aconteceu que a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar.
Daí nasceu a idéia de organizar-se um Museu que reunisse as obras criadas nesses setores de atividade, a fim de oferecer ao pesquisador condições para o estudo de imagens e símbolos e para o acompanhamento da evolução de casos clínicos através da produção plástica espontânea
.

Em 20 de maio de 1952 foi inaugurado o Museu de Imagens do Inconsciente, numa pequena sala. Em 28 de setembro de 1956 passou a ocupar mais amplas instalações inauguradas com a presença dos ilustres psiquiatras Henry Ey, Paris; Lopez Íbor, Madrid; e Ramom Sarró (Barcelona) que se encontravam no Rio a convite da Universidade do Brasil. Já naquela data, segundo o professor Lopez Íbor, o Museu de Imagens do Inconsciente “reunia uma coleção artística psicopatológica única no mundo” (...)

Endereço: Rua Ramiro Magalhães, 521, Engenho de Dentro - CEP: 20730-460 - Rio de Janeiro - Brasil - Tels: (21) 3111-7471 / 7467

2 comentários:

  1. Fantástico... não sabia da existencia do museu e confesso que estudo e tratamento da psique através da arte me parece interessantissimo.

    Quando for ao Rio de Janeiro tentarei visita-lo... apaixonada pela temática como sou.

    Bom mesmo visitar-te.

    Até breve.

    Isabel

    ResponderEliminar
  2. que bom chegar aqui...vim do meu lugar (piano) vesti-me de Y para te dizer:


    vou seguir este caderno.



    bom fim de semana.


    _____________________:)

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue