sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008




UM MANIFESTO PELO FUTURO

A nossa comunicação é fruto de uma reflexão profunda e elaborada, resultado de uma análise intensiva, inter e multidisciplinar do estado do nosso património nacional em conjunto com individualidades conhecedoras das causas.

O grupo é formado por artistas plásticos, líderes associativos, professores, estudantes, antropólogos, sociólogos, historiadores, bibliotecários, músicos, cineastas, geógrafos, gestores, jornalistas, e personalidades da sociedade civil que também são defensores da cultura.

(...)


É nossa convicção, que a musealização da ilha de São Vicente enriquece e proporciona um extraordinário desenvolvimento cultural e sócio-económico de toda a população.

A cultura cabo-verdiana é de todos nós. É a nossa história, a nossa identidade, a nossa memória e o nosso património. Mas também é a única matéria-prima que temos para exportar e sermos reconhecidos pelos outros. Todos nós temos responsabilidades de preservá-la, de recriá-la, de transmiti-la de geração a geração.

Devemos proteger, lutar contra a delapidação desenfreada dos nossos patrimónios, que são raízes históricas e valores identitários do povo cabo-verdiano.

Temos que lutar contra atitudes e comportamentos que só servem interesses de um grupo para acumulação de riquezas e acervo de bens económicos, num modelo de desenvolvimento que não tem sustentabilidade, porque perderemos a capacidade de competir com outras paragens turísticas e arruinaremos a nossa identidade.

Temos que pensar num modelo de desenvolvimento integrado e espiritual que sirva a todos e não apenas interesses de alguns.

Afinal estamos a falar da memória e da consciência colectiva que exige uma tomada de atitudes, também colectiva e concertada, de modo que sejamos os guardiões dos nossos patrimónios.

Assim do encontro não saíram apenas ideias para o futuro museu para São Vicente, cujo objectivo inicial estabelecia, mas também uma ideia para a criação de uma Associação para a Defesa dos Patrimónios.

Deixamos aqui o nosso compromisso de doravante dar continuidade a esse desafio: preservar o nosso património cultural material e imaterial.


OS PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO DE MUSEOLOGIA


Cabo Verde, Mindelo - São Vicente, Janeiro 2008

5 comentários:

  1. "A cultura cabo-verdiana é de todos nós. É a nossa história, a nossa identidade, a nossa memória e o nosso património. Mas também é a única matéria-prima que temos para exportar e sermos reconhecidos pelos outros. Todos nós temos responsabilidades de preservá-la, de recriá-la, de transmiti-la de geração a geração."

    I.V.* dixit....
    do seu modo tão generoso e interessado.
    a voz pausada de quem reconhece o caminho do futuro.
    Bem hajas.
    I.
    muito I de ******s.

    ResponderEliminar
  2. pelo que vejo as mornas estão quentes...

    :))


    beijo saudoso.

    B.

    ResponderEliminar
  3. magnífico trabalho, soa-me...


    :)


    beijo
    j

    ResponderEliminar
  4. o abraço cultural

    quente como a saudade

    entre
    duas línguas
    ( uma de raiz dupla )

    .

    um beijo

    ResponderEliminar
  5. Imagino que participou desse evento como consultora, palestrante, ou algo parecido. Ou Portugal ainda presta algum tipo de assistência a Cabo Verde?
    Beijos!

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue