domingo, 10 de fevereiro de 2008


Eliot Eliofson, Duchamp descending a staircase, photograph from Life Magazine , 1952 / Aqui




( ... )

São espectros cinzentos e partem em debandada, sentam-se nos bancos das empresas, escritórios, nas instituições como se fossem reis, calculando no deve e haver guardar o gado ... Engolem duas linhas de trabalho e vergam-se de hierarquia em hierarquia, tudo lhes serve, tudo lhes cabe. E, no entanto, a espinha que é o dorso, move-se atónita como o espaço, apreciam o ferro e o aço da melancolia, quando a pequena existência lhes quebra o passo. Olham, desdenham, mas inibem-se quando uma abelha tresmelhada, lhes cai certa no olhar e estão acompanhados, e a pergunta é sempre por que fui eu, se há mais alguém, e está presente ou se afasta para outro lado, ser seu igual ainda se tornaria pior. Vê-se só a espernear por todo o lado.
Vejo-os na vida nova armazenando fel, e dele se abastecem diariamente com a fartura dos contentes de coisa nenhuma, vivem o ordinário commumente, no sentido que damos às coisas mesquinhas que lhes são o seu empreedimento. Enfeitam-se de suposta cumplicidade, mas tudo lhes é moribundo, e nem habitualmente ousam o que certos animais fazem, não se escondem para morrer, do dono ...
Não gostam da surpresa de nada, como se tudo se lhes fosse dirigido, coçam no umbigo como se aí houvesse uma caixinha de música chinesa. ( ... )



JRM _______________________________________





Dilacerantes ... estes espectros Profanus





_________________________________

10 comentários:

  1. de.claro que é muito claro esta declaração sobre os umbiguismos.


    de tão assertivo chega a doer.

    (a inveja que tenho de não ter sido eu a escrever)....inveja boa, entenda.se.
    mas haja quem.
    assim.
    forte.
    arrasador.


    _________________.
    para os dias que correm.

    .


    boa noite I.*** "profana" e profética...:)

    .

    ______________.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Isabel! :) Fiquei feliz por te ver por lá... e com maior gosto vim até aqui.

    O teu blog recomenda-se!
    Neste caso, neste post, encontrei um texto diferente e super interessante. A foto... a ver e rever, a ver e rever...

    E fui ficando... adorei a tua música! É daquelas que ficam para sempre...
    Bom gosto, Isabel!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. fui espreitar..li e reli..profanus

    adorei a escolha da foto......para este excerto....

    jocas maradas......... sempre

    ResponderEliminar
  4. A LUZ QUE TE DEIXO É DA COR DA MINHA VIDA...)
    Gostei de ler:)

    ResponderEliminar
  5. Poderoso o texto e a imagem que escolheste para o ilustrar. Fui lá espreitar. local de culto a explorar com tempo

    Beijo meu

    ResponderEliminar
  6. "fel ina"

    a tua escolha

    como sempre

    a certa
    medida
    a coerência

    aqui
    e


    .
    delicio.me
    e
    deixo

    .
    um beijo

    ResponderEliminar
  7. 1)há-os assim, são os cavalos de corrida... quando deixam de fazer o cronos exigido são abatidos
    (os cavalos também se abatem? Sarrazin???)

    2)mas há os não-assim
    será a salvação?

    3)quem está dentro do templo?
    quem está diante do templo?
    o sagrado e o pro fanus?
    (objecto de estudo)

    p.

    ResponderEliminar
  8. Que lindo texto Isabel. Que lindo texto.
    Beijos
    Ana Duarte

    ResponderEliminar
  9. É na baía que o mar
    Adormece em maresia
    Acalma a sua fúria
    Em sal de nostalgia


    Boa semana


    Doce beijo

    ResponderEliminar
  10. A IMF tinha-me falado de um caderno. Deste caderno e há já uns dias.

    Acredita que demorei a encontrá-lo pois esqueci-me do nome e perdi-me entre múltiplas páginas....degraus...neste momento são sobretudo degraus.

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue