sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Uma exposição fascinante ...







Em 1993, o Museu do Trabalho Michel Giacometti em parceria com o Museu de Setúbal/Convento de Jesus, realizaram uma exposição intitulada " Finuras - um inventor".


Ao rever estas imagens que constam do catálogo da referida exposição, recordo com prazer as longas conversas que, na altura, tive com o Finuras (nome que adoptou e que fez dele uma imagem de marca, uma lenda viva de Setúbal ). O Finuras é uma figura que todos os setubalenses conhecem, estimam e ... em tempos, desafiavam ! Faz parte da memória colectiva e alimenta o imaginário. O Finuras é um sonhador que faz sonhar ... por isso foi tema de exposição.


O Finuras que se apresenta como "operário especializado em trabalhos não especializados" é um mestre dos sete ofícios ! Um homem de mil proezas, engenhos e artes ! Era vê-lo, há quarenta anos atrás, a enfrentar touros, por ele " hipnotizados", na Praça Carlos Relvas, em Setúbal ! Convocava plateias inteiras e a comunicação social, para assistirem a tal "façanha" e com ele viver a anunciada fábula, que nem sempre tinha bom fim ! Um dia, falando-me de afogamentos e salvamentos (e salvou a vida a muita gente!), dos segredos do fabrico de uma afamada pasta sardinha, feita num tambor de máquina de lavar roupa reciclado e de uma prodigiosa máquina de cinema a três dimensões (patenteada na América), entre outras quimeras, foi-me mostrando um rol de fotos amarelecidas que ilustravam as estórias fantásticas que ia desfiando ao meu ouvido. No meio dessas fotos, uma imagem inquietou-me ... o Finuras a fitar galinhas ! Imbuída de todo aquele imaginário, perguntei-lhe se estava, ali, a hipnotizar as ditas galinácias, ao que ele prontamente respondeu: não ! As galinhas não se hipnotizam ! As galinhas fascinam-se ... então não vê que as galinhas não têm cérebro ?! E eu que nunca tinha pensado nisso ...




O Finuras fascina ...




,

2 comentários:

  1. Finuras, esse homem dava um filme... Em tempos tentei-o mas era novo, não lhe soube dar a volta à "manhã" (Que, como homem das "gentes", tem que sobra). Talvez o volte a tentar, gostava... Talvez com a participação de quem já o "estudou"... Penso que é um projecto a ter em conta seriamente pois o Finuras é realmente um documentário com "D" grande!
    Beijinho e pensa nisso mãe...

    ResponderEliminar
  2. Fiquei fascinado com o "finuras"...

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue