sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007


Por sugestão do blog http://patrimonios.blog.com/ fomos pesquisar esta documentação de extrema importância para a temática em debate na próxima Tarde Intercultural, Sábado, dia 24 de Fevereiro no Museu do Trabalho Michel Giacometti.



ARQUIVO de HISTÓRIA SOCIAL

Pesquisar no campo...

Núcleo Timor
Trata-se do álbum «Colónia Portuguesa de Timor», mais conhecido por
«Álbum Fontoura», nome do governador que o mandou elaborar em finais dos anos 30, e coincidindo, então, com a permanência em Timor de uma missão geográfica e geológica, chefiada pelo geógrafo Jorge Castilho.
Contém 549 fotografias relativas a «grupos étnico-linguísticos e tipos em geral», «trajos, ornamentos, pertences e armas», «vida familiar e social», «formas de trabalho (…), arte indígena e instrumentos musicais» e «acção civilizadora e colonizadora».
Este exemplar do álbum, recuperado após Abril de 1974 pelo antropólogo, professor António de Almeida, foi depositado no AHS, pela «Família Almeida», através do Doutor Pedro Cardim.


Em 2003, foram oferecidos aos Arquivos Nacionais de Timor um fac-simile e um CD-ROM deste álbum, elaborados pelos Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares e com os apoios da OCT e ICCTI.

Ver o «
Álbum Fontoura»

2 comentários:

  1. Para saber mais sobre Timor consultem o «álbum "Colónia Portuguesa de Timor", mais conhecido por Álbum Fontoura nome do governador que o mandou elaborar em finais dos anos 30.»

    http://www.ics.ul.pt/ahsocial/fontoura/album/pag_inteiras/0.htm

    Bom fim de semana!
    patrimonios.blog.com

    ResponderEliminar
  2. Penso que o endereço ficou incompleto, o correcto é:
    http://www.ics.ul.pt/ahsocial/
    fontoura/album/pag_inteiras/0.htm

    patrimonios.blog.com

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue