quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Amavisse




Como se te perdesse, assim te quero.
Como se não te visse (favas douradas
Sob um amarelo) assim te apreendo brusco
Inamovível, e te respiro inteiro
Um arco-íris de ar em águas profundas.
Como se tudo o mais me permitisses,
A mim me fotografo nuns portões de ferro
Ocres, altos, e eu mesma diluída e mínima
No dissoluto de toda despedida.
Como se te perdesse nos trens, nas estações
Ou contornando um círculo de águas
Removente ave, assim te somo a mim:
De redes e de anseios inundada.


Hilda Hilst
Amavisse - São Paulo: Massao Ohno Editor, 1989
Descobri esta intrigante e vertiginosa poeta, há uns anos, em S. Paulo, numas estantes da " Livraria Cultura ", gostei, devorei e apetece-me sempre assim e muito mais! ...

9 comentários:

  1. Eii querida passando p/ desejar uma boa noite e matar um tiquinho as saudades, ofereço o award do lua em poemas esta na lateral de meu blog ok?....bjs

    ResponderEliminar
  2. É, de facto, muito bonito!

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia... Mas gostei.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Das duas três: ou eu conheço essa estação de comboios ou elas são todas iguais :)

    E Clarice Lispector? Gostas?

    ResponderEliminar
  5. ò Isabelinha, aparece lá no Famafest... reencontramo-nos e colocamos as postas em dia...

    ResponderEliminar
  6. No meu blog moribundo tenho lá alguns poemas dela. É intensa mas sobretudo inquietante. Ou se gosta ou nao se gosta, com ela não há meio termo. Eu pessoalmente gosto, mas nem sempre estou preparada para a ler. Tem que se estar com o espírito muito liberto mas não nos deixarmos afundar pela orça das suas palavras. Creio que nem ela próprias as aguentou...

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Vague : as estações são realmente todas iguais ... nós é que lhe atribuímos diferentes sentidos !
    Quanto a Clarice Lispector, sim gosto, embora raramente me lembre de a revisitar ... não está na minha rota principal mas ficou-me esse, agora, apetite.

    inominável, se eu pudesse ... (ainda vou ver !)

    gi, vou lá espreitar no teu blog antigo o que tens de Hilda Hilst.

    Concordo totalmente com a tua apreciação ... nem todos os dias são dias para " digerir " a escrita corrosiva desta genial Hilda. Mas, mesmo por isso, ela é tão especial ... eu gosto, mesmo que ás vezes me sinta arranhada pela sua escrita, passo por lá muitas vezes.

    arion, Claudia e Maria, ainda bem que gostaram ...

    ResponderEliminar
  8. Tenho um pequeno desafio lá na maré, com 5 linhas e alguns livros no meio.
    :)

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue