sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

"Em busca da memória feminina"

Nelida Piñon
Jornalista, Romancista, Escritora e Professora
Presidente da Academia Brasileira de Letras


Obras da Escritora Nélida Piñon e Prêmios Conquistados

http://www.netbabillons.com.br/gente/NelidaPinon/Nelida01.htm

Os artistas sabem que "as pegadas da vida se alojam na mulher, no coração feminino", defendeu ontem Nélida Piñon, na muita aplaudida conferência de abertura da 8.ª edição do Correntes d'Escritas - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, a decorrer até sábado na Póvoa de Varzim. Sem a memória feminina, disse a escritora, por exemplo, o "texto criador" de Homero, Shakespeare, Cervantes, Camões ou Machado de Assis ficaria incompleto. Porque foi ela, não o homem, que "ficou ao lado do leito de morte, ela aleitou, ela pariu". Uma memória ancestral, longínqua, "cujo coração ainda hoje desafia a arte, narra a história humana que nos faltava".Numa longa viagem, desde os tempos bíblicos até aos nossos dias, a autora de A República dos Sonhos, distinguida com o Prémio Príncipe de Astúrias em 2005, procurou reivindicar "a riqueza" da memória feminina que , no entanto, "não é ainda reconhecida". O mundo, referiu Nélida Piñon aos jornalistas, no final da conferência, continua a depender dos homens.A capacidade de decisão hoje no mundo, "e que tem sido um desastre, é das gravatas", sublinhou a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras. Nélida Pinõn, apresentada por José Carlos Vasconcelos no Correntes d'Escritas, vai lançar um novo romance, em Outubro, intitulado Aprendiz de Homero. "Há muito que sirvo a literatura, visito os gregos , os persas, as civilizações gastas e dispersas", sempre em busca, "nos escombros dessas civilizações, da memória feminina".

Por Francisco Mangas » dn.artes


Lídia Jorge, Rui Zink, Manuel Freire e Sérgio Godinho são quatro dos 36 portugueses participantes na 8.ª edição de ‘Correntes d’Escritas, o encontro de escritores de expressão ibérica a decorrer, na Póvoa de Varzim, até Sábado (dia 10 de Fevereiro) e que junta 60 autores de dez países

3 comentários:

  1. Nélida Piñon é de origem galega, como ela mesma reivindica en "a república dos sonhos". Mas curiosamente neste libro, apesar de ter uns personagens femininos moi importantes e complexos, a protagonista Breta recolhe a tradiçao oral transmitida polos homens da familia (o seu bisavó e tataravó).

    E que sera isso de expressao ibérica?

    ResponderEliminar
  2. Estive nas "correntes" na passada sexta-feira, todo o dia e no sábado!

    Se calhar até nos cruzámos, algures no corredor ou na salinha dos computadores, naquela mini-feira do livro, onde, apesar da muita vontade, não fiz compras, uma vez que, na quinta-feira, adquiri cerca de sete livros da Dom Quixote que estavam em saldo!

    Mas retirei alguns títulos que muito de vão interessar e que penso ir comprando até ao Verão para comentar e juntar à minha biblioteca pessoal, entre os quais:

    "A República dos Sonhos" e "Vozes do Deserto" de Nélida Piñon;

    "Tardes de Chuva e Chocolate" de Amalia Decker-Márquez;

    "A Síndrome de Ulisses" de Santiago Gamboa;

    "Água na Boca" de José Manuel Fajardo (cuja intervenção adorei na última mesa de discussão "O Eco dos Dias");

    "Tango" de Elsa Osório;

    Toda a obra poética de Ana Paula Tavares (uma delícia!);

    "Quase todas as mulheres" deJ.J. Armas Marcello (que só não esteve presente por motivos de saúde);

    Estes foram os que mais me cativaram.

    Para além dos já habituais Esquível e Sepúlveda e da belíssima e exótica Karla Suarez.

    Beijinhos, boas leituras e ainda melhores tertúlias e comentários (on-line e não só!).

    :-)

    CSD

    ResponderEliminar
  3. Claudia, registei ! Óptimas sugestões ...

    Abraço e ... mais uma vez, parabéns pelo teu belíssimo blog ! ( já o linkei ao Caderno de campo)

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue