sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Olga Moraes Sarmento



'A Colecção de Autógrafos de Olga Moraes Sarmento' é o título de uma exposição patente até 10 de Fevereiro, no Museu Sebastião da Gama, em Azeitão.

A mostra, é composta por autógrafos em livros, postais e em cartas de personalidades portuguesas e estrangeiras dos séculos XIX e XX.
A colecção provém do acervo do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, na sequência de uma doação que Olga de Moraes Sarmento fez à Câmara Municipal da sua biblioteca e colecção de arte.A exposição permite apreciar alguns dos autógrafos dessa colecção e, através deles, vislumbrar os interesses, as motivações e o meio intelectual com o qual Olga Moraes Sarmento se identificava.
Nascida em Setúbal em 1881, Olga Moraes Sarmento foi uma apreciadora da obra e do pensamento de grandes personalidades, tendo viajado muito, acabando por fixar residência em Paris.
Por isso, a sua colecção não se resume à compilação das missivas que lhe foram pessoalmente endereçadas por figuras da sua geração, incluindo também a recolha de autógrafos de figuras do meio intelectual, artístico, político e aristocrático, especialmente dos séculos XIX e XX. Destacam-se, contudo, duas cartas de outros períodos históricos: a do Marquês de Pombal e a do Rei Luís XIII de França (único pergaminho da colecção).
de terça a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, e no sábado, das 13h00 às 19h00

1 comentário:

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue