segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Para reflexão ...


The Lost: A Search for Six of Six Million Daniel Mendelsohn


cena citada no recente livro de Daniel Mendelsohn, The Lost, A Search for Six of Six Million , na qual é descrita a segunda acção nazi em Bolechow, na Polónia, em 1942:



Um episódio terrível aconteceu com a senhora Grynberg. Os ucranianos e os alemães irromperam pela sua casa e encontraram-na prestes a dar à luz. As lágrimas e as súplicas dos familiares não ajudaram e ela foi levada de casa em camisa de noite e arrastada para a praça em frente da Câmara Municipal.


Ali ela foi arrastada para um contentor de lixo no pátio da Câmara, onde a multidão de ucranianos presentes dizia piadas e ria das suas dores de parto, até que ela deu à luz. A criança foi imediatamente arrancada dos seus braços, ainda com o cordão umbilical, e atirada ao ar – foi espezinhada pela multidão e ela ficou de pé à medida que sangue escorria do seu corpo, com pedaços pendurados a sangrar, e permaneceu desta forma algumas horas encostada à parede da Câmara Municipal. Depois foi com todos os outros para a estação de caminho de ferro de onde foi levada de comboio para Belzec.


encontrei esta referência no excelente blog http://ruadajudiaria.com/?cat=5 onde num post intitulado Este Holocausto será diferente se coloca a pertinente afirmação :




"No próximo holocausto não haverá cenas destas de cortar o coração, de criminosos e vítimas ensopados em sangue.

Mas será na mesma um holocausto."

5 comentários:

  1. A barbárie não tem nome, nem razão de existir.
    Mas que nos espreita, lá isso é verdade. Nunca é demais falar do que aconteceu, por mais terrível que seja recordar estas cenas.

    ResponderEliminar
  2. Não acreditem nisso.

    A maldade humana não tem limites e aparece periodicamente.

    Essas cenas repetir-se-ão até ao final dos tempos.

    o que não significa que não lutemos para evitar que elas se repitam, no nosso eterno esforço de Sísifo de tentar humanizar a humanidade.

    ResponderEliminar
  3. Já não é preciso ir até á 2ª guerra.
    podemos ficar pela guerra entre servios, bósnios e croatas.
    Aparecem sempre cenas de pessoas desfeitas em sangue.

    ResponderEliminar
  4. Passei para retribuir a visita e agradecer o teu simpático comentário no Fantasy.
    Passarei sempre que possa.
    beijo

    ResponderEliminar
  5. É horrível... Mais perto de nós, comprei recentemente o livro AS VÍTIMAS DE SALAZAR e até estou com receio de começar...

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue