quarta-feira, 21 de março de 2007

SENHORES DE SI


Almeida, Miguel Vale de
Fim de Século, Edições
_____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
«Senhores de Si» é um estudo sobre a variedade das identidades masculinas, por um lado, e os efeitos da masculinidade hegemónica, por outro. Baseado em trabalho de campo numa aldeia Alentejana, na experiência de vida partilhada com os seus homens, apresenta uma etnografia em diálogo com teorias recentes das ciências sociais sobre "sexo e género".
____________________________________________________________________
Brevemente deixarei aqui, no caderno, excertos deste magnífico livro ... descrições soberbas dos lugares, dos personagens, das apreensões e emoções gerados no longo percurso de observação e estudo, minuciosamente descrito pelo autor, no exaustivo trabalho de campo, por ele realizado em Pardais, terra dos mármores.
_______________________________________________________________________ Desde a abertura deste " Caderno ...", tenho um link que me leva directamente a http://valedealmeida.blogspot.com/ " Os tempos que correm ".


Trata-se de um excelente espaço de crítica social e reflexão, escrito por aquele que considero ser, neste momento, um dos maiores cientistas sociais. As obras deste investigador para além de obedecerem a um rigor metodológico e conceptual exemplar, são em si mesmas, preciosidades literárias.


A imagética a que recorre autor , transporta-nos para os terrenos de estudo, fazendo-nos participar da observação. As narrativas que suportam os estudos sociológicos e antropológicos de Miguel Vale de Almeida, são obras literárias comparáveis ás dos grandes escritores de Língua Portuguesa. Seleciono " Senhores de si ", uma das obras mais antigas, porque assisti recentemente a um esclarecedor debate, sobre o livro, com a presença do autor, no âmbito de um ciclo de eventos descentralizados, promovidos pelo ceas.iscte , evocativos de 20 anos de Antropologia, que integram a discussão comparada de clássicos e/ou obras de referência, designada "Livros de Antropologia em Diálogo".

Na última sessão, que teve lugar ontem na Livraria Bulhosa, estiveram em debate : Filhos de Adão, Filhas de Eva: A Visão do Mundo Camponesa do Alto Minho de João Pina Cabral e Senhores de Si - de Miguel vale de Almeida. Os livros foram apresentados pelas antropólogas Susana Viegas e Maria Cardeira da Silva.


Miguel Vale de Almeida dirige a Revista Etnográfica do Centro de Estudos de Antropologia Social do ISCTE http://ceas.iscte.pt/etnografica/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue