sábado, 31 de março de 2007

Firmeza Total


Documentário de Dre Urhahn and Jeroen Koolhaas.
Sobre o papel do Hiphop nas vidas dos jovens das favelas de São Paulo e do Rio
firmezatotalfilm
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Folheando o Diário de um Sociólogo (blog C.Serra) , o elo mais recente do " Caderno de Campo ", cuja leitura recomendo, encontrei uma janela aberta para estes Olhares alternativos que nos falam do poder da arte na inclusão e humanização de alguns dos lugares mais ásperos do Mundo.
___________________________________________________________________
Visitei por várias vezes São Paulo mas não tenho, pretensão de conhecer tão vasta, complexa e avassaladora realidade.
Tive a percepção da enormidade do problema e simultâneamente da preciosidade humana que pulula na controversa Metrópole de São Paulo . Não esquecerei jamais a emoção de aterrar no gigantesco Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde transitam diariamente mais de 100.000 pessoas !
Neste imensa placa giratória do mundo sentimo-nos arrebatados pela exuberância da diversidade escrita nos rostos, falas, penteados, vestires . . . nos ritmos ! Nos ritmos ! São Paulo é fascinante ! Como um vulcão, entre o belo e o horror, prende-se-nos ao olhar . . . cola-se-nos aos sentidos . . . pressentimos o perigo mas não lhe conseguimos virar as costas. É perigoso e grandioso ! É enorme . . .

3 comentários:

  1. Concordo com tua descrição poética em torno de um problema, cuja solução não deixará São Paulo quieta. Seus problemas formam um leque enorme e não é só esse que aflige o povo. Eu já havia falado sobre o problema a algum tempo. O aeroporto de guarulhos, segundo a matéria desserve mais que serve. Em suas redondezas, segundo a mesma matéria existem vários reservatórios de lixo, que além de contribirem para a má visão dos visitantes, ainda culmina por se tornar um habitat de urubus, os quais têem causado já grandes dados a muitas aeronaves. Inclusive mortes de muitas pessoas.

    Mas São Paulo, Rio de Janeiro, e outras grandes metrópolis que cresceram sem uma ordenação planificada, todas têm de serem revistas. Seus problemas não são só aeroportos. Seria, a meu verm uma revolução, que pode ser feita por parte dos governantes, em mudar as suas estruturas, dando às novas construções um sentido programado, a partir de um projeto mirabolante, mas viável.

    Um beijo
    Naeno

    ResponderEliminar
  2. São Paulo é uma cidade que me fascina, depois de ter estado no Recife é lá que irei, mas ao mesmo tempo um certo friozinho percorre-me a espinha...

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,

    Esse video é realmente muito bom, pois mostra um aspecto da realidade que a "grande mídia" costuma esconder (e quando mostra, normalmente distorce). Vida longa à internet, não é mesmo!?

    Desde já, há um elo para o Caderno de Campo em nosso blog!

    Abraço!

    Leonardo

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue