terça-feira, 3 de julho de 2007



Assisti há pouco no " Portugal directo ", na RTP1, a uma extensa e bem documentada reportagem sobre este museu sediado no Fundão. Impressionou-me positivamente o envolvimento de jovens e crianças em programas educativos de sensibilização para o papel da Arqueologia e para o rigor processual do trabalho dos arqueólogos. O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, através de programas educativos, vocacionados para os públicos jovens, em férias lectivas, proporciona a experimentação do fazer arqueológico desde o trabalho de campo (no terreno) até ao tratamento laboratorial das peças. Este museu não é certamente o único a desenvolver este tipo de acção educativa, sabemos que muitos outros museus portugueses e estrangeiros, de naturezas e vocações diversas, proporcionam este tipo de vivências, porém é sempre de louvar, de incentivar, de reconhecer a sua relevância. Os museus que, como este, se inscrevem no eixo dinâmico : participação - território - comunidade, independentemente do seu campo de acção ou da sua especificidade científica, são sempre espaços inspiradores de aprendizagens, meios profícuos enriquecimento dos indivíduos e dos grupos, contribuindo de forma persistente para aumentar o seu capital de memórias sociais, sensoriais e afectivas. Tornando-os mais capazes de "ler" o que os rodeia, de criticar o que os agride, de defender o que lhes pertence, de multiplicar o que aprenderam, de construir o que lhes faz falta.
Por experiência própria sei que estes jovens, por uma razão ou por outra (e até por razões que a razão desconhece), nunca mais esquecerão que um dia foram aprendizes de arqueólogo no museu, e que isso irá marcar decisivamente as suas escolhas futuras.
É feitiço ...
_______________
Mais informações

3 comentários:

  1. ola...
    e por textos e informacoes como estas que da gosto voltar aqui...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima ideia! É destas que precisamos ter ainda mais e implementá-las. Parabéns a este museu e outros que têm idênticas iniciativas pelo seu bom exemplo de dinamização! Os jovens, em especial, precisam e merecem coisas destas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Agora com o novo site, podem adquirir on-line várias publicações, t-shirts, anforas, canetas, lápis e ver fotos, videos, etc...muito bom!!!

    www.museuarqueologicofundao.com

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue