quinta-feira, 19 de julho de 2007

CLICAR SOBRE O PROGRAMA PARA LER ...









5 comentários:

  1. Algumas sugestões para os Museus:

    Terem pessoal qualificado e não apenas vigilantes...

    Não se venderem entradas mais baratas, porque metade do Museu está fechado....

    Repensar se 2ª feira é o melhor dia para encerramento...

    Preço dos bilhetes...

    Conservação dos museus ( proponho uma visita ao Palácio da Ajuda...)

    E...nunca mais ia acabar com sugestões...

    ResponderEliminar
  2. a mudança não se agarra... co-constrói-se! caso contrário ela passa por nós e nem a percebemos :)

    ResponderEliminar
  3. setúbal, uma cidade do mundo!

    :)

    (e regressará um destes dias o piano?)

    ResponderEliminar
  4. José Quintela Soares, a maioria dos museus portugueses,têm hoje equipas de profissionais, qualificados e empenhados em mudar essa triste realidade de que fala.
    Muitos museus, sobretudo fora das grandes cidades (talvez por isso menos conhecidos), têm excelentes e continuados projectos de Educação Patrimonial dirigidos a vários públicos, acções com as comunidades, inovação das linguagens e temáticas expositivas, estratégias de comunicação, serviços adaptados a diferentes expectativas e necessidades, etc etc etc
    Concordo consigo relativamente ao mau estado de conservação de alguns monumentos nacionais ...

    Um dia semanal de encerramento ao público é necessário. Instituiu-se a 2ª Feira. O que me parece importante é que abram em horários compatíveis com a possibilidade de fruição em tempos livres (como 6ª F e Sábados à noite). Alguns museus, em Portugal, já o fazem ...

    Enfim muito já se fez nos ultimos 30 anos e muito mais haverá a fazer nos anos que se seguem para que os museus estejam na rota dos interesses e necessidades dos cidadãos (especialmente os mais jovens ...)

    Obrigada pelas críticas e sugestões.

    ______
    Inominável - tens toda a razão ! Pensei a pensar na tua crítica/sugestão ... é muito pertinente. Vamos olhar melhor para isto, talvez ainda se consiga alterar. Obrigada

    ___________
    Um abraço Blue, vou lá "visitar-te" ...


    A todos *** BlogAbraços

    isabel victor

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel

    depois de ter encerrado o meu Horas-e-Deshoras perdi o teu contacto, voltei a rever-te, há dias no OperaPerTutti.

    Museus...

    Um museu existe para o público, é um espaço ao serviço da comunidade e educativo, é património.

    Assim, o museu deve não apenas mostrar mas interagir, porque não é somente informativo, deve ser, também, lugar de comunicação e criação, daí que seja importante integrar a população, em apelos às diferentes faixas etárias, porque urge partilhar culturas.

    Isto implica ministrar formação a funcionários, não ficando apenas pelos vigilantes, mas, cada vez mais, apostar em monitores atentos aos diferentes públicos, criando-se espaços de criatividade, infantil e terceira idade principalmente, espaços que existem já em alguns lugares mas essencialmente dedicados às crianças. E assim também investir em informação escrita, descritiva, manuseável.

    Porque importantes são as pontes, a interdisciplinaridade e a informação partilhada, aposte-se numa cada vez maior mobilidade das colecções e sua diversidade, embora este seja um empenho já muito apreciável.

    Fundamental é um trabalho de curadoria, que permita a própria mobilidade das obras residentes, porque os museus não se querem espaços estáticos e se querem revisitados. Encontrar as mesmas obras sempre no mesmo lugar é desmotivante.

    Enquanto espaços físicos, ver, observar não bastam, é preciso tocar. Quando as obras, pelas suas características, o não permitem, façam-se cópias.

    Os preços sim, quer de entradas quer de catálogos.

    Outros factores ainda… rehabilitação dos espaços, iluminação, fundo musical, ateliers, cursos livres… maior e melhor informação e divulgação através dos meios de comunicação, das Câmaras e Juntas de Freguesia, não esquecendo um bom suporte virtual... e mais valias ao mecenato.

    Fundamental é a dinâmica.

    Muito disto vem sendo feito pontualmente, mas há que mais investir.

    Abraço

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue