quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Frio. Muito frio ...




São horas do " Portugal em directo ". Acabo de chegar a casa. Fechei a porta ao frio e, num gesto rotineiro, dirigi-me à sala. Peguei no comando e liguei maquinalmente a televisão para ouvir gente e sentir os rumores do mundo.
Seguindo a rotina, preparava-me para dar meia volta, virar as costas ao televisor, largar as botas, mudar de roupa e vingar a fome de um almoço passado em claro.
Mas ... fiquei ali perfilada, em frente ao ecran, de casaco, luvas e cachecol.
No meio da sala, de mala ao ombro, nem dei pelo tempo. Fiquei ali de pé, imóvel, a beber o entusiasmo com que alguns persistentes cidadãos, verdadeiros "heróis do mar", vencem as adversidades e nos falam da sua participação em projectos na área da cultura, investigação, arte, património, educação, urbanismo, ambiente, cidadania, imigração, que se vão concretizando por este país fora. É espantoso como brilham, nesta pantalha, as exposições, a arte, os livros, os poetas, os achados arqueológicos, os museus, a dança, os teatros, o cinema, a música e um sem número de habilidades sociais e outras engenharias. Gosto deste jornalismo de proximidade que nos aproxima das pessoas e dos seus talentos. Que nos mostra o prodígio das pequenas GRANDES coisas. Neste programa falou-se do velho almanaque Borda d`água, da renovação museológica da Casa dos Patudos, do Natal dos Ucranianos em Portugal, do calendário juliano e da tradição bizantina. Sorvo todas estas "estórias", únicas e singulares, desfiadas na primeira pessoa e ... dou por mim a rir, sozinha, ainda com as chaves na mão.
Quando vejo estes programas e olho a realidade que nos cerca, penso sempre que quem nos governa deve ter os binóculos ao contrário, colocando-nos perante a amarga evidência de que o todo não é, de todo, a soma das partes, especialmente num país onde algumas partes parecem valer pelo todo e o resto é paisagem. De olhos vendados, como cabras-cegas, continuamos à procura das razões para o nosso atraso, mas continua frio. Muito frio ...
___________________________________________

13 comentários:

  1. ai ai ai

    tanto frio mas tanto calor entre os livros e o dizer....




    um beijo arrepiado e fora do meu pczinho que foi a banhos...:)

    o j. deixou-me dar uma volta no dele e aqui estou....:)))))



    beijo. mas com o sol. o tal.

    ResponderEliminar
  2. Muito.
    (Muito frio)



    [mas muito luminoso, o texto...]



    :)

    ResponderEliminar
  3. De facto, o todo não é a soma das partes. E tanto poderia ser feito, se fosse... **

    ResponderEliminar
  4. tmb fico congelado, minha cara...

    ResponderEliminar
  5. Já não vejo televisão, tirando aqueles momentos quando, por acaso, alguém da família que a está a ver me chama: "Mãe (todos em casa de chamam Mãe) anda ver isto..." porque sabem que logo a seguir me vou pronunciar sobre o assunto e gostam de me ouvir, segundo dizem...

    E normalmente digo... será que estamos a falar do mesmo país? Será que vivemos todos no mesmo País?

    O meu filho um dia destes saiu-se com esta: "uns vivem mais do que outros... porque esses, só olham para as revistas cor-de-rosa que abundam por aí..."

    Estamos em pleno inverno de frio, especialmente em muitos corações.


    Um abraço caloroso e um bom 2009

    ResponderEliminar
  6. Frio frio só o deboche de aldrabices do nosso PM.


    Abraços d´ASSIMETRIA DO PERFEITO

    ResponderEliminar
  7. Os tais, estão ocupados a aquecer-se com o que não devem. pena, passa-lhes tudo ao lado. palermoides... O que este país ainda tem de bom é graças a uma minoria que se preocupa a sério em conservar e divulgar o espólio que todas as gerações devem conhecer.

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida.

    a começar pela segurança, educação e finanças públicas.

    ResponderEliminar
  9. brrrrrr....muito frio...

    abraço!

    ResponderEliminar
  10. Na verdade ainda estou sentado, mas esta imagem merecia ser aplaudida de pé.
    Que bom sentir que pensar vale a pena, apesar de tanta enormidade que nos entra pela sala adentro.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue