sábado, 22 de setembro de 2007

VISITA GUIADA

Exposição do Hermitage em Lisboa
http://www.hermitagemuseum.org/html_En/03/hm3_10-1.html


Exposição do Museu Hermitage, aberta ao público partir de 26 de Outubro 2007.
No Palácio da Ajuda, galeria D. Luís I

"Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II"

A exposição, que será inaugurada pelos presidentes da Rússia e de Portugal a 25 de Outubro, abre ao público do dia seguinte, na galeria D. Luís I, restaurada para o efeito. Ficará patente ao público até 17 de Fevereiro de 2008.

Para viabilizar este grandioso evento, o Ministério da Cultura assinou um protocolo com o BCP, ao abrigo do qual o banco se constitui como mecenas principal da exposição, contribuindo para esta com a quantia de 400 mil euros, que será paga em duas vezes até ao final de Janeiro de 2008.

Será a primeira de três exposições com peças do Hermitage a realizar em Portugal até 2010, data em que está prevista a abertura de um pólo permanente do museu russo em Portugal.

O comissário científico da exposição, Fernando António Baptista Pereira, disse a propósito :

"Nunca houve no estrangeiro uma exposição tão grande do Hermitage", (...) a mostra abrange dois séculos e o "centro artístico" da exposição é a pintura, com muitos retratos de figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo e da sua evolução.
Haverá também trajes, peças de mobiliário, de ourivesaria, incluindo jóias e peças religiosas, obras de Fabergé para a casa imperial, dois trenós reais (um dos quais de criança) e vários objectos de decoração."


A exposição centra-se na diversidade das personagens reais e na riqueza da vida de corte da dinastia imperial dos Romanov, que abriu a Grande Rússia à Cultura Europeia

Organizada cronologicamente, abre com a evocação do reinado de Pedro, o Grande, fundador de São Petersburgo.

Prossegue com o reinado de Elisabeth, filha de Pedro I, no apogeu do Iluminismo, vindo mais tarde o reinado de Catarina, que alcançou o trono depois da destituição do seu marido, Pedro II.
O último dos czares da dinastia Romanov, Nicolau II, que seria assassinado com a sua família, na sequência da revolução de 1917, terá o seu reinado representado nesta exposição com vários objectos ligados à corte, uma jóia desenhada por Fabergé para a Exposição Universal de Paris com as insígnias imperiais e retratos do príncipe herdeiro e das irmãs.

______
A não perder ... VISITA GUIADA


O Programa do XII Atelier Internacional do MINOM prevê, no Domingo, dia 28 de Outubro, uma visita guiada à exposição, destinada aos inscritos e convidados no referido atelier, por Fernando António Baptista Pereira, comissário científico da exposição Hermitage, em Portugal.



Programa MINOM e inscrições aqui http://www.musealogando.blogspot.com/

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Beirute.Nantes

Loading...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue

Acerca de mim

A minha foto

"A coisa mais fina do mundo é o sentimento. " (Ensinamento) Adélia Prado