sábado, 9 de dezembro de 2006

Reabertura do Museu do Abade de Baçal


http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fichas/museu_09.html


Inauguração das exposições:

Rituais de Inverno com Máscaras
João Vieira. Caretos II

INSTITUTO PORTUGUÊS DE MUSEUS
in Nota de Imprensa, 7 de Dezembro de 2006


O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, reabre ao público no próximo dia 15 de Dezembro, com as exposições Rituais de Inverno com Máscaras e João Vieira - Caretos II, assinalando a conclusão da 3.ª fase do processo de requalificação e ampliação do edifício em que se encontra instalado o Museu, no antigo Paço Episcopal.
Inaugura-se assim um novo ciclo de vida para o Museu, agora dotado de duas salas de exposições temporárias, para além de um mais qualificado espaço de acolhimento ao público e de Reservas, tendo sido também reestruturada a sua exposição permanente.
O Museu passa a dispor de condições para uma oferta cultural mais diversificada aos públicos da cidade de Bragança e de toda a região trasmontana, não apenas no sentido da fruição mais estruturada do património da região, mas também no acesso a conteúdos que poderão agora circular por aqueles novos espaços expositivos.

"Rituais de Inverno com Máscaras" homenageia um dos ícones mais poderosos da cultura transmontana, as Festas dos Rapazes, que celebram momentos fulcrais do calendário da vivência aldeã e que têm, no uso de máscaras, marca de particularidade ancestral; João Vieira. Caretos II, relaciona-se com a mesma temática, tratada não pela antropologia, mas pelo fazer libertário de um artista contemporâneo.

Estudos de Antropologia http://www.fcsh.unl.pt/invest/CEEP.HTM


A propósito da Festa dos rapazes ... ouça a antropóloga Paula Godinho em ESPECIAL TSF

REGISTO AUDIO
A Lenha das Almas

«A Lenha das Almas» é uma reportagem de Manuel Vilas-Boas e Luís Borges, com a colaboração da Progestur.

Emitida a 19 de Novembro, 2006


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue