sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

"CÃO COMO NÓS"- Uma novela de Manuel Alegre - Um hino à amizade ...

Este meu amigo chama-se Kocker, gosta de nadar e correr na praia ... é ciumento, doce e muito esperto ! Vê programas sobre vida selvagem, ouve música, dorme ao SOL que nem um perdido e (re)conhece a palavra RUA em todas as línguas ! Lamenta não poder entrar em hotéis e MUSEUS ...



Cão bonito. E ei-lo aos pulos, a dar ao rabo, a correr a casa toda.

Digamos que aquele cão era quase um especialista nas relações com os humanos. Tinha o dom de agradar e de exasperar. Mas assim que eu dizia – Cão bonito – ele não resistia. Deixava-se dominar pela emoção, o que não era vulgar num cão que fazia o possível e o impossível para não o ser.

in "Cão Como Nós ", Manuel Alegre





Sugestão para uma prenda de Natal ... a alguém especial !

Trata-se de uma novela, editada em 2002.
Fala de um cão especial, um " cão como nós ", a quem o autor dedica um poema no final da obra.
Deliciosamente despretensioso, este livro "Cão como nós", lê-se de um fôlego, é um hino à amizade, à lealdade e ao amor que nos merecem aqueles seres peludos ... que nos fazem companhia e partilham os nossos estados de alma.

Cão como nós
Como nós eras altivo
Fiel mas como nós
Desobediente
Gostavas de estar connosco a sós
Mas não cativo
E sempre presente-ausente
Como nós.
Cão que não querias
Ser cão
E não lambias
A mão
E não respondias
À voz
Cão
Como nós.


_________________________________


Nota : a propósito, onde anda o poeta e cidadão (de corpo e alma ) Manuel Alegre que tanto nos inspirou nas últimas eleições presidenciais ? A mensagem de cidadania continua viva e actual ... falta cumpri-la !

3 comentários:

  1. É verdade sim que o Kocker reconhece a palavra RUA em todas as linguas. Pena é que a dona, virtuosa redactora deste blog, não a saiba pronunciar ao seu parente canino nem sequer em português... Além disso, mãe, não gosto muito de te ver associar a imagem do meu cão à obra em que Manuel Alegre fala da morte do seu, será para mim um mau presságio. Espero que compreendas e entretanto podes ir praticando, "rua... rua... rua... vamos à rua... rua... kocker, rua!... rua... rua... vamos à rua?... rua... rua... rua..."

    ResponderEliminar
  2. Pois filho ... sei que persiste na tua memória aquela questão " Quem leva hoje o cão à rua ?! Mas agora, longe dessa rotina ...

    Não concordo, nem acredito em maus presságios ditados por obras literárias tão especialmente dedicadas. Adorei o livro e recomendo-o !

    Bjs ***

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,

    Convido-a a fazer uma caminhada divertida pelo blog "Benny Cocker", em http://www.bennycocker.blogspot.com
    Lembranças museológicas...

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue