sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Museus do Sec XXI - Conceitos, projectos, edifícios


Fotografia iv - Musée Quais Branly - Paris , inaugurado em Junho de 2006


Exposição e ciclo de conferências na Culturgest. Galeria 2
Lisboa: 8 de Dezembro de 2007 a 3 de Fevereiro de 2008

Nos últimos anos, por todo o mundo têm sido construídos numerosos museus ou tem-se procedido a renovações ou expansão de outros. As tentativas de muitas instituições de integrarem a arquitectura contemporânea no programa dos seus museus coloca mais uma vez a questão sobre a forma e a função de um museu e, simultaneamente, a discussão sobre as relações entre a arquitectura (o espaço) e a arte (a exposição).


Em 2000 Suzanne Greub, directora do Art Centre Basel organizou a exposição Museus para um Novo Milénio, que até 2005 foi apresentada em 17 museus ou centros culturais por todo o mundo (incluindo o CCB, em Lisboa).


A presente exposição vem no seguimento da anterior e apresenta 27 dos mais interessantes e seminais projectos de edifícios museológicos desenhados, acabados ou em construção, entre os anos 2000 e 2014. São projectos muito diversos que revelam diferentes pontos de vista sobre o conceito de museu, o seu papel na sociedade contemporânea e as suas traduções arquitectónicas.
Os projectos são apresentados através de modelos cuidadosamente escolhidos, fotografias, simulações por computador, plantas, desenhos, animações em DVD e vídeos. O Art Centre Basel concebeu cada uma destas apresentações em estreita colaboração com o respectivo arquitecto mas consistentes com as directrizes por si definidas de modo a obter-se uma unidade e coerência expositivas.
A exposição não só procura contribuir para o debate sobre a forma exterior dos museus mas também para chamar a atenção para os diferentes programas que as instituições concebem tendo em vista a satisfação dos seus públicos.


Concepção e coordenação: Art Centre Basel, Basel, Suíça _______________________________________________________________
Fonte No mundo dos museus (Blog Museologia)
_________________________________________________________________

5 comentários:

  1. uma exposição que não posso perder!

    :)
    beijos...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ainda, a propósito (...)

    "a seleccção reúne 27 projectos de quatro continentes e expressões arquitectónicas tão diferentes quanto as colecções a que se destinam. Desde o Museu de Quai Branly para artes etnográficas (de Jean Nouvel) ao Novo Museu da Acrópole (Bernard Tschumi), passando pelo Museu de Arte do Séc. XXI, em Roma (Zaha Hadid), ou extensão do Museu de Arte de Denver (Daniel Libeskind).

    Enterrados no subsolo (como o belíssimo Museu Chichu, de Tadao Ando), disputando o pouco espaço das cidades ou projectando-se na paisagem, estas 27 propostas dão continuidade à exposição "Museus para o Novo Milénio", que o Art Centre de Basel organizou em 2000 e foi vista no Centro Cultural de Belém."

    Fonte : Notícia
    http://www.gesventure.pt/noticias/ler_noticia.asp?no=10300

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue