domingo, 6 de setembro de 2009

Entrada intermitente




__________________________________________________________








Este ano fui à festa do Avante. Foi um ímpeto, uma vontade irresistível de (re)ver gente, caras conhecidas e amigos, alguns saudosos cumplices de lutas e carícias, outros nem tanto. Há muito tempo que não fazia esta via (em tempos sacra). Praticamente, desde a altura em que festa assentou arraiais na Atalaia, deixei de cumprir calendário. Alguém que me conhece, atento, perguntou-me o que achava, o tinha mudado aos meus olhos. Insistiu, solicitou-me uma resposta rápida, a quente . Adorei a ideia da ópera na abertura, encantou-me (como sempre) ouvir Maria João e Mário Laginha, detive-me com imenso interesse na 16ª Bienal de arte, com realce para as obras de Luís Ralha, mas a minha maior surpresa é que não tive surpresas. Pareceu-me tudo tremendamente na mesma. O mesmo grafismo, o mesmo discurso, o mesmo modelo, os mesmos ritos e mitos. Se calhar sempre foi assim, o que mudou foi o meu ponto de vista ...

Surpreendentes mesmo, foram as conversas "andantes" com os mais novos, que eram muitos e muito apaixonados e o silêncio dos mais velhos, sentados à sombra dos novos tempos, nos pontos altos, onde a vista se alarga e ainda vai correndo alguma aragem.





Nesta, como noutras celebrações (formalidades à parte), emocionam-me sempre as pessoas, o espírito da coisa, a vivência mágica que estes dias proporcionam a tanta gente de nova geração, que vive fechada numa redoma "asséptica" onde a política é tabu. Nas escolas não se discutem ideias (não há tempo nem modo para tal "subversão") e as famílias evitam falar de política por ser algo fracturante, como agora se usa dizer. Discute-se futebol, chora-se a crise, fala-se das performances sexuais, das dietas, das faustosas férias ( dos outros, dos famosos) e dos dramas sazonais que animam os noticiários. Este quadro deixa pouco espaço para que se discuta abertamente política e se conheça melhor a História e a Geografia das ideias. Muitos jovens vivem hoje num paupérrimo presentismo, convencidos que o mundo é apenas aquilo que a sua visão alcança. Pensam que o mundo é um umbigo que neles começa e que neles acaba. Não se sentem hereditários nem herança. Não se sentem responsáveis pelo que estão a construir. Não se estimam o suficiente para impor o seu ponto de vista. Faz falta desarrumar as ideias, soltar as perguntas.








_____________________________________________________________
_________________________________________________________________

7 comentários:

  1. E EU estive mesmo mesmo mesmo para ir....(bilhete na mão)...depois à última hora_______________"emocionei-me" com as horas de ficar em espanto e
    _______________não fui....:(

    .

    (gosto do modo "adentrado" como nos des.escreves).


    beijo de jasmim....:)

    a vida é a mais violenta das escolas. porventura a mais sábia e mais desarrumada.

    solto-me. para dentro.

    e beijo-te. IV de *****s

    ResponderEliminar
  2. fizeste-me lembrar o José cardoso Pires em "Lavagante" que li há poco tempo.

    beijos


    csd

    ResponderEliminar
  3. adorei o teu texto!! eu não fui. prefiro a música em quatro paredes. sou uma solitária...


    muitos beijos

    ResponderEliminar
  4. Bravo Isabel, compartilho contigo este tua fruição, e... sonho, que algum dia irei à Festa do Avante!!!

    ResponderEliminar
  5. Bolas! Estive lá e não te encontrei. Ainda tropecei no Pedro, a quem não via há anos e mais um ou dois amigos. É pena!

    ResponderEliminar
  6. Sim, faz falta soltar as perguntas! Tantas, sem medo delas. Mesmo que não consigamos as respostas.

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue