sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rosalinda se tu fores à praia, se tu fores ver o mar ...

Fotografia de Eneias Rodrigues
http://www.asemana.publ.cv/


Hoje não é um dia igual aos outros. É um dia grande para Cabo Verde, para o mundo e para quem está lá fora”, comenta emocionada D. Rosalinda. Hoje, a guardiã da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, faz parte do Comité de Gestão do Património – que une governo, autarquia e cidadãos. Para ela, ainda é preciso muita sensibilização para fazer com que as pessoas entendam, e entranhem no espírito, a importância de ser Património Mundial da Humanidade.

in Nova era para a Cidade Velha por Catarina Abreu






A Cidade Velha de Cabo Verde é, a partir de 26 de Junho de 2009, Património Mundial da Humanidade. O reconhecimento pela UNESCO é o culminar de um projecto iniciado há 10 anos. A Cidade Velha de Santiago em Cabo Verde, berço da Pátria crioula, que nasceu e se desenvolveu por conta do tráfico negreiro, vulgo comércio de escravos, foi descoberta pelos portugueses em 1460 que aí construíram a primeira cidade do mundo nos trópicos, tendo sido capital do arquipélago até 1770. Que as pessoas que aqui moram, que habitam este lugar e pisam este chão, consigam exorcizar, em cada acto de liberdade, os tristes lamentos que ecoam da História. Que esta distinção lhes traga (nos traga) mais felicidade. Que seja alavanca de desenvolvimento e prosperidade, que se cumpra plenamente a marca "Património da Humanidade". Em espírito. Em festa.

______________
Decisão tomada por unanimidade, em Sevilha (Espanha), na 33ª sessão do Comité do Património Mundial, presidido por María Jesús San Segundo. A Ribeira Grande - redenominada Cidade Velha no final do séc. XVIII - foi a primeira cidade colonial construida por europeus (portugueses) abaixo dos trópicos, no séc. XV. A declaração (versão preliminar) da Cidade Velha-Ribeira Grande de Santiago a Património Mundial, de 2007, pode ser lida aqui.





________________
Ouvir Silencio - Bau

3 comentários:

  1. Sons e cores de mudança...

    :)


    [mundos por redescobrir,

    e sempre o tempo e a memória, as contruções de afectos...]


    um beijo

    (bom trabalho!)

    ResponderEliminar
  2. um reconhecimento justíssimo

    uma evocação


    um saber(sabor)a História nas histórias deste Caderno de Campo


    .
    um beijo

    ResponderEliminar
  3. o apontamento que falta -


    - excepcionais fotografias!


    .
    um beijo

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue