terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ODE DESCONTÍNUA E REMOTA PARA FLAUTA E OBOÉ. DE ARIANA PARA DIONÍSIO.






Cleopatra with the Asp (1630), Royal Collection, Windsor; Reni, Guido








É bom que seja assim, Dionisio, que não venhas.

Voz e vento apenas
Das coisas do lá fora

E sozinha supor
Que se estivesses dentro

Essa voz importante e esse vento
Das ramagens de fora

Eu jamais ouviria. Atento
Meu ouvido escutaria
O sumo do teu canto. Que não venhas, Dionísio.
Porque é melhor sonhar tua rudeza
E sorver reconquista a cada noite
Pensando: amanhã sim, virá.
E o tempo de amanhã será riqueza:
A cada noite, eu Ariana, preparando
Aroma e corpo. E o verso a cada noite
Se fazendo de tua sábia ausência.

II
Porque tu sabes que é de poesia
Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio,
Que a teu lado te amando,
Antes de ser mulher sou inteira poeta.
E que o teu corpo existe porque o meu
Sempre existiu cantando. Meu corpo, Dionísio,
É que move o grande corpo teu

Ainda que tu me vejas extrema e suplicante
Quando amanhece e me dizes adeus.

III
A minha Casa é guardiã do meu corpo
E protetora de todas minhas ardências.
E transmuta em palavra
Paixão e veemência

E minha boca se faz fonte de prata
Ainda que eu grite à Casa que só existo
Para sorver a água da tua boca.

A minha Casa, Dionísio, te lamenta
E manda que eu te pergunte assim de frente:
À uma mulher que canta ensolarada
E que é sonora, múltipla, argonauta
Por que recusas amor e permanência?

IV
Porque te amo
Deverias ao menos te deter
Um instante

Como as pessoas fazem
Quando vêem a petúnia
Ou a chuva de granizo.

Porque te amo
Deveria a teus olhos parecer
Uma outra Ariana


Não essa que te louva


A cada verso
Mas outra

Reverso de sua própria placidez
Escudo e crueldade a cada gesto.

Porque te amo, Dionísio,
é que me faço assim tão simultânea
Madura, adolescente

E por isso talvez
Te aborreças de mim.
(...)




_____________
[Júbilo memória noviciado da paixão (1974)]
[in Poesia: 1959-1979/ Hilda hilst. - São Paulo: Quíron; (Brasília): INL, 1980.]






















_____________________________________________________________________________________________








__________________________________________________________________________________

10 comentários:

  1. silencio-me.




    perante este Belo.




    beijo-te-IV de *****S.

    ResponderEliminar
  2. pois é...

    100% verdade.

    Para todas as arianas.


    E as sereias que perdem os seus príncipes.


    csd

    ResponderEliminar
  3. Um abraço e bom ano, ano redondo, Isabel.

    ResponderEliminar
  4. todos os dias. todos. venho.


    em extase!



    de *****s.

    ResponderEliminar
  5. ai se um homem me falasse assim...

    já nada é tão belo e romântico...

    adorável, isabel, victor. um beijinho muito grande*

    ResponderEliminar
  6. há músicas que arredondam espadas. esta é uma delas. magnífica. simplesmente. como o são todas as coisas magníficas.

    um beijo

    ResponderEliminar
  7. e para que conste:

    o teu Caderno é um LUXO!

    ResponderEliminar
  8. olá. Obg pela visita e comentário. Tb gostei muito deste lugar e tenciono voltar amiúde. Abraço

    ResponderEliminar
  9. "Porque te amo
    Deveria a teus olhos parecer
    Uma outra Ariana...".

    assim os deuses. que por vezes andam distraídos...

    poesia Maior!

    beijo

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue