sábado, 2 de janeiro de 2010

Eu sou a fotografia _______________________________________________________








Hilda Hilst, s/d, s/l










"Nenhum sonho se cumpre. Um sonho é sempre o sonho de um sonho."




"A ditadura portuguesa foi de sacristia. A ditadura no Brasil foi de quartel." Quem fala assim, com conhecimento de causa, é Fernando Lemos, 83 anos de idade, radicado no Brasil há quase seis décadas. Fernando Lemos - surrealista que, como Man Ray, se notabilizou através da fotografia - é a memória viva de grande parte da melhor inteligência lusa e brasileira do século XX. Criador multifacetado e crítico felino do "português suave".

Fernando Lemos está em Portugal. Visitei, há dois dias, a magnífica exposição de fotografias (cerca de meia centena) da sua autoria na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão.



Até final de Fevereiro do novo ano, vale a pena ______________________
impressionaram-me sobretudo os retratos (cinematográficos) de Hilda Hilst, Lígia Fagundes Teles, Jorge de Sena, António Pedro, Jacinto Ramos, José Viana, José Cardoso Pires, Cesariny, Vieira da Silva e Sofia de Melo Breyner, entre outros, realizados nas décadas de 40/50 do sec XX. Um poeta da imagem, há mesmo quem lhe chame o "Agostinho da Silva da fotografia". Não arriscaria tal comparação, mas acho que se igualam no génio, na inquietação, na interpelação dos olhares, no arrojo do pensamento. Uma exposição a não perder com catálogo anunciado para Março. Até lá, está à venda na Fundação, pela módica quantia de quinze euros, o recheado catálogo de 188 páginas de uma outra exposição sobre a vida e obra deste fascinante e multifacetado artista; um belíssimo livro editado pelo Sintra Museu de Arte Moderna - Colecção Berardo, em 2005, por altura da exposição retrospectiva denominada " Fernando Lemos e o Surrealismo ".


Ler  AQUI entrevista /  Fernando Lemos: Eu sou a fotografia - Cultura - PUBLICO.PT








______________________________________________________________________________

7 comentários:

  1. Esse Senhor é fascinante. Já o tinha ouvido/visto no câmara clara e, claro, fui logo beber tudo o que encontrei. Não vi a exposição...fica-me fora de mão, mas vi os retratos e são magníficos.
    Fiquei apaixonada por ele.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Vou lá dar uma espreitadela, para fazer uma reportagem para o cidade hoje...tenho andado afastada do mundo editorial...


    csd

    ResponderEliminar
  3. Tudo de bom para si

    e para o seu espaço

    incontornável

    ResponderEliminar
  4. A minha admiração profunda pela Mulher que é, por tudo aquilo que nos dá a ler com uma profundidade sem tamanho.... que nos ensina ao coração. E o que vale a pena na vida é sonhar e tornar os sonhos realidade e sonhar novamente.... e investir.

    ResponderEliminar
  5. da palavra ouvida à visual apenas um traço ( de união )

    obrigada Isabel pelo que nos foste dando a conhecer ao longo de 2009 e que o ano que ora começa seja ( se possível ) ainda melhor


    .
    um beijo
    ( talvez seja ,algures ,num dos próximos doze meses que finalmente nos conheceremos ... de olhos vivos e pés ligeiros! )

    ResponderEliminar
  6. pouco conhecia da sua vida e obra. tive a oportunidade de o ouvir numa entrevista na TV. de que gsotei muito.

    deslumbrante!

    abraço

    ResponderEliminar
  7. lindíssimo !.....................

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue