domingo, 24 de agosto de 2008

Formas





Para 4 pessoas

300 gramas de bacalhau
300 gramas de manteiga
500 gramas de batatas
pimenta
salsa (fresca)
3 ovos
sal


Deixar demolhar o bacalhau durante 24 horas. Em seguida cozinhar conjuntamente com as batatas. Tirar a pele e as espinhas ao bacalhau e descascar as batatas. Amassar as batatas e o bacalhau até que fiquem bem misturados e numa massa homogénea. Juntar a salsa picadinha. Temperar com sal e pimenta. Adicionar os ovos muito bem batidos e a manteiga. Numa forma untada com manteiga levar o pudim a forno brando até estar cozido. Servir de imediato.






__________________________


Encontrei esta forma numa loja antiga. Era única e estava ali há anos, irreconhecível, desamparada, coberta de pó, na montra de uma velha loja de ferragens em Famalicão. Por cinco euros (inflacionados), resgatei do esquecimento esta lindíssima forma de alumínio reluzente, com um vidrinho redondo, a fazer lembrar o Nautilus de uma qualquer viagem ao fundo do tempo; uma janela mágica para os saudosos acepipes da avó Amélia. Esta "engenhosa" forma, dispensa forno. Pode ser utilizada directamente sobre a chama. Assenta sobre um pequeno recipiente redondo, em cobre, que se enche de água, produz vapor e modera o tempo da cozedura. Um engenho simples e belo que nos remete para uma paisagem doméstica de outros tempos, para formas de outros conteúdos ... para outras culinárias.



De todas as formas e receitas, ficou-me o aroma e paladar do pudim de bacalhau ... redondinho, fofo e cremoso. Vou agora tentar (re)fazê-lo, lentamente ... à minha maneira (com menos manteiga), na (re)inventada forma dos meus encantos. Espero que gostem ...






Acompanha com uma suculenta e leitosa alface da horta, acabada de apanhar.


Intensamente ... terra.





________________________________________

12 comentários:

  1. Como se ouvem bem aqueles "saudosos" barulhinhos do vinil...
    Vou experimentar esta receita, mas acho que vou cortar na manteiga que me parece ser excessiva... das formas, bem das formas tenho duas (vê só como sou antiga...)

    :)

    Beijo, Isabel

    ResponderEliminar
  2. intensamente TU.




    como só TU sabes.



    da terra.

    e do verde.


    e das memórias.


    _______________beijo-te!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Saborosas viagens ao antigamente e às memorias.
    Límpido transbordar de carinho, num tempo em que tudo era possível...

    Lindas as fotografias a recuperar o passado. Mágica iluminação.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. :)

    Bela a forma e podes crer que com água em vez de chama coze muito melhor...não fica tão seco, mantêm-se mais a humidade :)

    e belas são as memórias que acariciam

    e

    aplaudo sempre as nossas tradições

    Bom apetite

    Por cá também se apanham alfaces do chão...e tomates carnudos e suculentos. Estamos na época deles :)

    ResponderEliminar
  5. :)


    beijoooooooooooooooooo!




    ______________branco. não de ceguEIRA....



    .

    ResponderEliminar
  6. Com que então já cozinhas? e pudim de bacalhau? Huuuummm...!!!
    Tenho essa forma que utilizo normalmente para fazer o bolo de yogourt.
    Vou experimentá-la na tua receita e depois digo algo.
    Beijão

    ResponderEliminar
  7. estou convidada?... hummmmmmmmm deve ser estupendo!!!

    beijusssssssssss

    ResponderEliminar
  8. vim conhecer teu blog, e ainda saio com uma linda receita de brinde. Obrigado pela receita, e parabens pelo blog.
    Tenha uma belissima semana.
    Maurizio

    ResponderEliminar
  9. toda a gente fala das receitas das avós.... a minha não "receitava" nada mas era uma senhora extraordinária!!

    .............

    já me convidei para o pudim de bacalhau mas posso convidar-me para umas sardinhas assadas...

    :)))))

    tás bem???


    beijossssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Voltei para reouvir a Fita Amarela que não conhecia.
    Das avós não tenho recordações.Uma nem conheci e a outra não me deixou qualquer lembrança doce.
    Então se alguém tiver a amavél coragem de me convidar, eu sentir-me-ei, virtualmente, a provar a receita...( porque penso que os meus dotes culinários são nulos)
    Beijo e bom resto de dia

    ResponderEliminar
  11. Pudim de bacalhau! Prezada Isabel, será que a palavra pudim, no português de Portugal, tem o mesmo significado em português do Brasil?
    É por essas e por outras que sempre fui a favor do acordo ortográfico. ;)
    Um beijo, e bom apetite!

    ResponderEliminar
  12. Pudim de bacalhau sabe a saudade sendo ainda prato que se faz e é sempre curto para toda a família... Na minha casa faz-se também um molho de tomate(alho azeite cebola...refoga e leva o tomate sem pele , sem grainhas com um pouco de pimenta. Possivel umas folhas de hortelâ ou coentros frrescos.
    Este molho serve-se à parte para quem gostar ,claro.

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue