domingo, 20 de julho de 2008

Difícil fotografar o silêncio ...





_______________________________________________________________


Difícil fotografar o silêncio. Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada a minha aldeia estava morta.
Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.
Eu estava saindo de uma festa.
Eram quase quatro da manhã.
Ia o silêncio pela rua carregando um bêbado.
Preparei minha máquina.
O silêncio era um carregador?
Estava carregando o bêbado.
Fotografei esse carregador.
Tive outras visões naquela madrugada.
Preparei minha máquina de novo.
Tinha um perfume de jasmim no beiral de um sobrado.
Fotografei o perfume.
Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.
Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo.
Fotografei o perdão.
Olhei uma paisagem velha a desabar sobre uma casa.
Fotografei o sobre.
Foi difícil fotografar o sobre.
Por fim eu enxerguei a Nuvem de calça.
Representou para mim que ela andava na aldeia de braços com Maiakovski ? seu criador. Fotografei
a Nuvem de calça e o poeta.
Ninguém outro poeta no mundo faria uma roupa
mais justa para cobrir sua noiva.
A foto saiu legal.


Manoel de Barros

_______________________
___________________________

42 comentários:

  1. a terrivel dor do silêncio.


    a fotografia de todos os cortes.


    a poesia mora aqui.


    e ainda bem


    .


    beijo.


    até....*****s.



    y.

    ResponderEliminar
  2. a terrivel dor do silêncio.


    a fotografia de todos os cortes.


    a poesia mora aqui.


    e ainda bem


    .


    beijo.


    até....*****s.



    y.

    ResponderEliminar
  3. cada vez mais intenso. Belo. O blog com as cores do Amor e da ore.

    Um beijo.


    CSD

    ResponderEliminar
  4. reencontro sempre novidades
    mesmo quando não

    as espero

    por isso

    volto sempre

    ler.te faz.me
    muitíssimo
    bem


    voltarei a fim de marcar
    o ponto

    sem obrigação
    absoluta



    .
    um beijo ,iv

    ResponderEliminar
  5. e











    levo o chão.inundado de "quente".



    .beijo.te.





    y.

    ResponderEliminar
  6. e











    levo o chão.inundado de "quente".



    .beijo.te.





    y.

    ResponderEliminar
  7. Manoel de Barros, um poeta tão diferente que nos intriga e comove.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. A prova de como a poesia está em todos nós, é um advogado escrever assim. :)

    Como disse Manoel de Barros; Poesia é voar fora da asa.

    A foto é excelente, IV.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Fotografar o silêncio.
    e vivê-lo? mas vivê-lo mesmo.. não como algo temporário mas como algo que nos está no sangue.


    como a fragância.

    e o toque.


    beijo

    ResponderEliminar
  10. Nem sempre o silêncio é um lugar de solidão. Pode ser o tempo de descoberta ou de encontro.
    Normalmente passo em silêncio por achar que nada tenho a dizer...
    Quanto ao "retiro-me..." obviamente não. Só se deve retirar quem nada tem para dar.
    beijo e noite feliz

    ResponderEliminar
  11. sabes que fiquei sem saber se leste o invisível? para lá dos sinais. foste mais misteriosa do que eu... :)

    beijo-TE!

    ResponderEliminar
  12. Talvez o que torne a vida diferente seja essa faculdade, que poucos conhecem, de saber "fotografar" o invisível...
    Sei que o tenta muitas vezes e que o consegue.
    Não desistir de "ver" ou de ver com os "olhos do coração". Estas são as pessoas que fazem falta.
    Gostei muito do poema. Tocou-me de forma muito especial.
    beijo e dia feliz

    ResponderEliminar
  13. fotografar o silêncio é a poesia do fotografo


    Poemas belíssimos estes que deixas.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  14. Olá. Não conhecia o texto e adorei.Saio daqui a sorrir, soube-me mesmo bem o silêncio das imagens ;)

    Bj

    ResponderEliminar
  15. Manuel de Barros, magnífico! post extraordinário. abraços.

    ResponderEliminar
  16. sempre me surpreendo com esse poema.
    gostei do seu blog, amplo, poético

    ResponderEliminar
  17. o silêncio fotografa-se por dentro. no meio de outros silêncios a cheirar a erva acabada de crescer. não há caminhos a evitar. há pão quente para comer com manteiga num abraço de apetite.

    e beijos meus.

    ResponderEliminar
  18. É tão difícil fotografar o silêncio. O fulgor do que aparece.
    A doce mobilidade das palavras
    que insistem o dizer... É tão difícil, não é?
    Beijo (de quem regressa)

    ResponderEliminar
  19. penelope espera sempre por ulisses

    ResponderEliminar
  20. ...e as sementes fecundaram o solo ressequido...
    ao Piano, a semeadora de sonhos,sorria... sentia o estremecer da terra e o perfume da raíz que havia de se tornar flor...
    beijo
    bom fim de semana e obrigada por tudo o que partilha

    ResponderEliminar
  21. alma minha gentil....vim deixar-te um beijo...e outro à Lisse...


    (alguém especial).


    :)))))))))))

    e saio.


    em sementeira de silêncios.



    y.

    ResponderEliminar
  22. ooops...eu e as minhas gralhas...

    "as cores do amor e da morte" foi o que eu quis dizer no anterior comentário a este post!

    :-)


    CSD

    ResponderEliminar
  23. Voltei para recolher a semente... e o beijo.
    Para agradecer.
    Para sonhar alguns sentimentos (em desuso...) que cresci a respeitar - partilha e fraternidade. Faço-o porque encontrei, neste mundo virtual que desconhecia, pessoas que ainda acreditam e lutam por eles.
    O meu obrigado a duas pessoas que o fazem diariamente.
    abraço forte e noite feliz

    ResponderEliminar
  24. :) bom dia IV. bom dia L.


    ___________________


    fotografar o dia com mãos serenas.
    claridades.


    que ficam.


    "estrelas".



    _________________

    y.

    ResponderEliminar
  25. ..."fotografar o dia" por dentro da emoção...
    e espantar-me... com o "azul-perdão" no fundo limpido e silencioso de certos olhares...
    abraço
    e desejo de uma noite terna e luminosa

    ResponderEliminar
  26. Ó IV, este post virou chat?…

    Atenção, isto não é critica alguma, estou até a gostar da conversa, simplesmente, achei mais educado dizer-vos que o espreitador tu vê, tudo lê e nada percebe.

    Podem continuar.

    Beijos às senhoras.

    ResponderEliminar
  27. Para desejar um bom-dia e um bom fim de semana.
    Aproveito para dizer que em todo este tempo, não entrei em mais de 5 caixas de comentários. Quando o faço já criei "raízes" embora as pessoas não me sintam passar...
    Quando a palavra se solta já me sinto intima... Daí voltar, acrescentar, brincar, protestar ou dizer um simples olá!
    beijo (beijo e o meu obrigada ao Pires F)

    ResponderEliminar
  28. mas não resisto....:)


    como seria possível?


    adoro "ler" aqui este não "chat" contigo com a Lisse e com o PiresF.....:)

    afinal a Net pode ser um ponto de luz?

    quem diria?


    bom dia a todos/as...de alguém que se remeteu à penumbra.


    oh "menino" PiresF/Espreitador, e já cumprimentou a Lisse???? ai ai ai...:)

    e saio. que este blog é muito especial para mim....(IV....alma)
    __________________.

    desculpa....mas não era para resistir pois não?

    _______________
    flores e flores.


    ah...eu....y.

    ResponderEliminar
  29. Bom dia meninas, beijos.
    …especialmente para a Lisse, claro.

    O dia está lindo, mas todos os dias são lindos quando queremos.

    ResponderEliminar
  30. ...e voltei...
    - volto sempre porque as "raízes" me obrigam...
    - porque este virou local de culto...
    - porque adoro pessoas que encontro por aqui
    - porque foi muito gostoso conhecer o Pires F. ("espreito" lá com frequencia e gosto muito da forma como escreve verdadeira e poética)
    - finalmente porque hà poucos lugares Iluminados e poucas são as Almas de LUZ
    beijinhos a todos e um dia com muito "calor..."

    (as minhas desculpas à IV e a todas as outras pessoas)

    ResponderEliminar
  31. Estou sem casa, deu a macacoa no Blogger e a Y tem as cortinas cerradas. Anda por lá uma névoa escura e triste.
    Restam esta casa e a companhia.

    Ó IV, dá um ar da tua graça, se disseres onde está o café eu mesmo o faço e sirvo. Tens visitas, estão cá a Y e a Lisse.
    … e eu, claro, já me esquecia.

    ResponderEliminar
  32. Lisse,

    Na parte que me diz respeito e embora sejam palavras imerecidas, os meus sinceros agradecimentos.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  33. Bem, deve estar tudo a almoçar e a IV na “praia” com os “seus artistas” :)

    Vou fazer o mesmo, almoçar.

    Até logo.

    Beijos, meninas.

    ResponderEliminar
  34. Obrigado.não conhecia este poema, entendo-o como meu. Em que livro do Manoel de Barros se encontra o poema?
    parabéns pelo blog.

    stilb.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. sorrio.





    só.




    chega?



    ________________beijo de *****IV.

    olá PiresF.Olá L.

    _____________:

    ResponderEliminar
  36. Pela minha parte chega, Y. Quando sorris, tudo se ilumina.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  37. Agradeço o sorriso.
    De uma Alma de Luz só pode vir um sorriso Iluminado...(e depois o Pires F sabe, não precisa imaginar...)
    beijo à IV e obrigada pela paciencia
    beijo à Y e que amanheça em palavras com aroma de flores
    beijo ao PiresF e o meu obrigada

    ResponderEliminar
  38. Então não é que cheguei aqui, para me abrigar do calor e econtro esta amena cavaqueira ...

    Adoro ! Deixem-se ficar a conversar, aqui à soleira da minha porta. Meus amigos fquem ! Eu vou buscar água fresca ... e venho já para ao pé de vocês

    :))


    Até me deu vontade de mudar a capa do caderno. Vou pensar ...


    Entretanto fiquem.

    Fazem-me companhia ...


    iv*

    ResponderEliminar
  39. Finalmente IV… cheguei a pensar, vê lá, que não nos querias receber, embora a Y, me dissesse que, estavas lá para a tua Ilha sem o apêndice tecnológico que permite encurtar distâncias.
    Seja como for, na Ilha, ou na “praia dos teus artistas”, sentimos a tua falta e por isso fomos entrando.

    A Y, a esta hora, navega (contrariada, claro) águas paradas onde tenta dar uma nova vida ao seu apoio esquerdo, a Lisse, madrugou e já nos trouxe a sua luz e Tu, finalmente, tomas conta da mansão.

    Enfim, posso descansar, parece que agora está tudo bem.

    Beijos, meninas.

    PS: Já volto, para a água fresca.

    ResponderEliminar
  40. ai ai ai tou morta.... imaginem que me obrigam a ser deusa das piscinas...deusa mas pouco...e por lá fiquei mais de duas horas agarrada às novas tecnologias lacustres....:) um sufoco. tenho tudo a boiar dentro de mim....nem sei se sei das sílabas...mas água????mais ???!!!!tenham d´´o...pf oh PiresF e IV e L. água agora só se for de um bife em sangue.

    e vou. esquecer-me de tanta água....afoguei.me.

    nem sei se volto. talvez mais lá para o inverno...uffa...

    beijos....muitos.

    olá querida IVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV!!!!!!!



    y...

    (glu.glu)

    ResponderEliminar
  41. Ahahah… ó “glu.glu”, não te disseram que não se fala enquanto se nada?

    Vai lá ao bife que depois de tanto esforço bem mereces e faz uma sesta, verás então, os prazeres que a actividade física nos podem trazer (depois conta, que eu não sei como é. dizem…).

    Beijo.

    PS: Não te esqueças, vai anotando tudo, o Melvin Kaminsky (Mel Brooks), quando vir o argumento, cai de cu. (a rir, claro).

    ResponderEliminar

Seguidores

Povo que canta não pode morrer...

Arquivo do blogue

Pesquisar neste blogue