quarta-feira, 3 de janeiro de 2007
Olá Per - Uno ! Bom Ano 2007
( assim retribuo a Per-Uno Agren e Britta os afáveis votos de bom Ano Novo e as palavras encorajadoras que sempre dirigem ao Museu do Trabalho e aos avanços da museologia em portugal )
Esta fotografia está, há muitos anos, suspensa numa molinha (como que suspensa no tempo) na minha secretária de trabalho, no museu. É uma fonte de inspiração . . . para o nosso quotidiano museológico. Um relembrar de filosofias do pensamento museológico, modelos expositivos, técnicas comunicação e estratégias de acção educativa, operadas no terreno, com as comunidades, nos museus da Suécia ( desde finais da década de 60 do sec. XX ) cuja aplicação pudemos constar e discutir in loco, numa visita memorável, meticulosamente programada por Per- Uno Agren, obreiro /timoneiro desta revolução na Museologia dos países nórdicos, que marcou definitivamente a nossa visão sobre a função social dos museus na contemporaneidade e as missões destes em prol do desenvolvimento e da cidadania.
Nesta foto, realizada em 1989, em Umea, aquando da visita aos museus da Suécia, figuram : Per-Uno Agren, a Ana Duarte, eu própria e a Clara Camacho ( actualmente sub-directora do IPM ) . O nosso colega e amigo, José Gameiro está mesmo à nossa frente, a tirar a fotografia ( a captar-nos a alma ... )
Per Uno Agren, docente de museologia, director e redactor da revista " Nordisk Museologi " , visitou várias vezes Portugal, aprofundou amizades com museólogos portugueses, elaborou relatórios sobre o estado da arte da museologia em Portugal, participou em diversos colóquios e debates, a convite de entidades museológicas e instituições portuguesas, colaborou intensamente em reflexões sobre o sentido dos museus e os caminhos da museologia, teve um papel primordial no avanço do pensamento museológico. A Museologia contemporânea deve muito a Per-Uno Agren ! Aqui fica o nosso tributo . . .
www.nordiskmuseologi.com/.../972Summaries.html.
From Nordisk Museologi 1997/2: SUMMARY pp. 13-18
Museums on the digital stage
In Sweden a recent State Report has proposed the establishment of a digital Cultural network ('Kulturnät Sverige') on the Internet. In the preparation of the Report several hearings were arranged in 1996, among them one about the usefulness of such a network for museums. This text was written for that occasion. An attempt is made to define the unique qualities of the museum exhibition in comparison with other media of communication in the cultural field. It has been argued that museums have an obligation to use digital techniques to put their collections at the disposal of a global Internet public who could at any time enter the museum to take a look at its exhibitions and to study all its stored objects. However this availability has serious limitations; it lacks many of the basic aspects of the museum proper - the spatial experience of its galleries, the three-dimensional physical qualities - form, texture, colour - of its objects. The museum exhibition - like all performing arts - may seem to be a demanding medium, because it asks from us the tribute of a personal visit to yield in full measure its capacity to excite our senses and trigger our imaginations. Perhaps, in the future, successful hybrid forms of the 'real' exhibition and mediated images of it may develop, in the same way as literature, music and theatre have successfully teamed up with radio and television in specific new genres.
Texten är en bearbetat version av «Museerna som distribuerade kunskapscentra». I «Kultur på nätet - den digitala mötesplatsen och museernas nya arenor. Workshop 2 Kultur på nätet». Kulturnät Sverige Rosenbad 24 maj 1996.InternetadresseKulturnät Sverige: www.kulturnat.iva.se
Per-Uno Ågren är ansvarshavande redaktör för Nordisk Museologi.Adr: Mariehemsvägeb 11G, S-906 54 UmeåFax +46-90-139852e-mail: per-uno.agren@museologi.umu.se
Temas / Sumários ( em inglês ) do número mais recente da revista :
http://www.nordiskmuseologi.com/Indholdsfortegn/Indhold061.html
Contents/Innhold 2006/1:
REDAKTION
Ane Hejlskov Larsen
Samer på ville veger? om "levende utstillinger", antropologi og vitenskapelige praksiser
Cathrine Baglo
ferdinand boberg och statistikmaskineriet. om statistik som medium, attraktion och utställning, ca 1800-1930
Anders Ekström
kurator for en dag - en leg i museets rituelle rum
Karen Grøn
kunstkammeret som dannelsesritual
Helene Illeris
dette er ikke en kanon.om kanonisering og dens effekt på samtidskunsten
Merete Sanderhoff
Museologiske uddannelserMUSEOLOGY AND EMPLOYMENT IN THE FINNISH MUSEUM FIELD
Kalk Kallio & Tanja Välisalokulturarvens forskerskole, københavn. introduktionBeate Knuth Federspiel projektpræsentationerRikke StenbroTorunn KlokkernessBjarki Valtysson
Konferencerat begribe det uhåndgribelige - og beskytte detkonference om den immaterielle kulturarv,8. december 2005, det kongelige bibliotek,københavnMads Daugbjerg nordisk museumsforbunds konference på ålandsøerne 2005
Inge Adriansen Lena-Ulla Lundberg Boganmeldelser
tony bennett: pasts beyond memory. evolution, museums, colonialism
Eric Hedquist
mikael eiverård: kulturarv och historiebruk
Richard Pettersson
inge andriansen og peter dragsbo:sønderjysk kulturarv. sønderjyske museer 2003-04
Niels Lund
bruno ingemann og ane hejlskov larsen: ny dansk museologi
Marc Maure
SAUDADES DO PER-UNO
SAUDADES DA SUÉCIA
SAUDADES DOS BELÍSSIMOS MUSEUS SUECOS
SAUDADES DAS NOSSAS CONVERSAS . . .
SAUDADES DE TODOS OS AMIGOS SUECOS QUE NOS ACOLHERAM CALOROSAMENTE, NAS SUAS CASAS, DESDE ESTOCOLMO A UMEA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Seguidores
Povo que canta não pode morrer...
Visitas
Musing on culture
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(550)
-
▼
janeiro
(45)
- " Conheci " o Al Berto ... revisito-(o) sempre com...
- Recuperação do Convento de Jesus - Setúbal
- ConversarEm um poema leio:Conversar é divino.Mas o...
- Seminário Internacional: Memórias e Migrações (…)R...
- 3 de Fevereiro (Sábado) - 21h30Casa do Povo da Lon...
- " Amputados ", fotografia de Carlos NarcisoFiquei ...
- Leve, leve, muito leve,Um vento muito leve passa,E...
- CESARINY EM ESTREMOZ
- “Encontrar um Caminho para Todos - As Novas Tecnol...
- Museu Judaico de Belmonte - visitei e recomendo ...
- Pecado
- (In)Temporalidades ...
- O triciclo
- Museu de imagens do inconsciente
- A propósito de grandes portugueses ...
- Verão na Costa Nova
- Moínhos de vento...
- I Seminário Internacional da Memória e da Cultura ...
- PARTILHA DE CORRESPONDÊNCIA
- Livros de Antropologia em Diálogo
- D. QuixoteTinta da china sobre papel Sem dataDesen...
- Instituto de Estudos das Identidades e Arquivo do ...
- A gata Rita na montra de uma antiga retrosaria do ...
- As histórias de vidas (comuns ?) também podem ser ...
- Os poetas e os museus
- Museus de proximidade
- Os poetas e os museus
- PRINCÍPIOS DE BASE DE UMA NOVA MUSEOLOGIA
- A propósito de museus - leitura actualizada
- Como se mede a QUALIDADE em museus ?
- Uma revista dedicada à Museologia Social, comunida...
- MARIZA, CANTORA DO MUNDO(. . . ) o que é o fado? É...
- Foto : Vanessa Leal (O Natal visto por dentro )"...
- 14 Razões para votar SIMPorque somos cida...
- Uma Identidade Plural
- Museu Sousa Mendes pendente de projecto e financia...
- Uma sugestão (alentejana) para comemorar o Dia de...
- Último PoemaManuel BandeiraAssim eu quereria o meu...
- O "Luz do Sameiro" ficou a escassos metros da prai...
- Contributos do voluntariado para a actividade muse...
- Olá Per - Uno ! Bom Ano 2007 ( assim retribuo a Pe...
- Noite no museu
- " Coisas de pastor ... ", no Museu Nacional de Etn...
- Ainda há pastores ?
- Doces aromas ...
-
▼
janeiro
(45)
Sem comentários:
Enviar um comentário